Dom José Francisco preside Missa em honra à “rainha santa da concórdia e da paz”

A paróquia de Nossa Sra. da Conceição e Santa Isabel, do vicariato Alcântara, celebra a Co Padroeira, Santa Isabel de Portugal, no próximo dia 04 de julho. E recebe a visita do Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco e de Dom Alano Maria, Arcebispo Emérito. 

Os festejos tiveram início em 25 de junho e a novena segue até o próximo domingo, 03 de julho. Todas as noites de festa foram animadas por temas específicos e música ao vivo. 

Dia 02 de julho, sábado, Dom José Francisco celebra às 19h. Após haverá show com a banda 29 Anjos e apresentação da quadrilha infantil e a dos adultos. 

No domingo a comunidade recebe Dom Alano Maria para a missa, às 10h. Ao meio dia um almoço com música ao vivo será animado pelo Diácono Dejair, seguido do esperado show de prêmios. Dando sequência ao dia 03 de julho, após a missa da noite, a música fica com a Comunidade dom de Deus, trazendo o Show “Roda de Samba”. 

A Solenidade 

Dia 4 de julho, dia de Santa Isabel, uma missa será presidida às 12h. A concentração para a procissão está marcada para às 18h, na Capela São João Batista. O percurso termina com a Solenidade às 19h30, esta será campal. Festejos externos e queima de fogos encerrarão o dia de festa no Vicariato Alcântara. 

Conheça a história desta Santa

Isabel era mulher de caridade e reconciliadora, vivendo isso bem a partir de sua família. Era rainha, mas nunca esqueceu que também era irmã dos mais necessitados. Refundou em 1314 o Mosteiro de Santa Clara de Coimbra; também fundou em 1321, em Santarém, o Hospital de Nossa Senhora dos Inocentes, voltado para crianças que, por algum motivo, eram abandonadas por suas mães. 

Uma de suas últimas obras de caridade, talvez, tenha sido cuidar do seu próprio esposo. Dom Diniz, que tanto a fez sofrer, agora precisava dos cuidados de Isabel, que se dispôs, quis cuidar dele. Ele ficou doente em 1324 e faleceu no ano seguinte. Então, Isabel deixou a sua condição de viver no palácio como rainha, abdicando seus bens e títulos para receber o hábito como franciscana, clarissa. 

Em 1336, saiu de Coimbra e foi ao encontro de seu filho, devido a um novo conflito familiar. Mesmo enferma, conseguiu chegar. Foi acolhida e ouvida por seu filho. Faleceu no dia 4 de julho de 1336, mas foi enterrada em Coimbra numa igreja dedicada a ela. 

Foi canonizada pelo Papa Urbano VIII em 1665. Santa Isabel foi declarada padroeira de Portugal, recebendo do povo o título de “rainha santa da concórdia e da paz”. 

Endereço: Estrada do Cordeiro, s/n. Santa Isabel, São Gonçalo/RJ. 

Por Íngrid Bianchini
Fonte: cancaonova.com
Arte Divulgação

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share