Arquivo Diocesano

Arquivo da Cúria Metropolitana de Niterói 

Fundado em 2001, o Arquivo da Cúria Metropolitana de Niterói (ACMN) é um arquivo privado e de instituição religiosa, que reúne documentação referente a Batismos, Casamentos e Óbitos, ocorridos entre os séculos XVII e XX, nas paróquias que integram a Arquidiocese de Niterói.

O material é de domínio público, conforme as normas estabelecidas pelo Direito Canônico e pela Constituição brasileira. 

Criado em 2001, a partir da necessidade de higienizar, identificar e catalogar sua documentação permanente, durante o Episcopado de D. Carlos Alberto Navarro, a Arquidiocese de Niterói iniciou o trabalho de gestão de seus documentos.

A partir de 2003, durante o episcopado de Dom Alano Maria Pena, Op. o Arquivo foi transferido para o Edifício Bispo D. José, no centro de Niterói, onde está até hoje.

Com o apoio de D. José Francisco Rezende Dias, Arcebispo de Niterói, o ACMN realizou entre os anos de 2012 e 2014 o projeto “Arquivos Paroquiais e História social: Histórias e Memórias do Estado do Rio de Janeiro (séculos XVI-XIX)”. Financiado pela FAPERJ, através de seu programa Pensa Rio, e realizado em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), também foram contemplados os arquivos da Diocese de Nova Iguaçu e o do Mosteiro de São Bento-RJ. Este projeto teve como finalidade digitalizar a documentação, em alta definição, e transformar as imagens em banco de dados, agilizando assim todo o processo de busca por informações. A iniciativa concedeu também aos arquivos melhorias estruturais e compra de equipamentos permanentes, o que favoreceu o ACMN.

Assim, desde sua fundação, o Arquivo da Cúria Metropolitana de Niterói tem, constantemente, trabalhado em prol da manutenção e da viabilização de acesso ao acervo, contando, inúmeras vezes, com parcerias firmadas junto a instituições públicas de ensino superior.​

INFORMAÇÕES SOBRE A PESQUISA:


* Informamos que a pesquisa é realizada pelo próprio solicitante ou por um representante do mesmo;
A pesquisa deve ser feita com data previamente agendada.
O requerente deve verificar em nosso site o ACERVO para apontar em cada requerimento os livros que deseja pesquisar: https://acmnit.wixsite.com/acmn/acervo  (clique neste link em azul)
 
O procedimento deve seguir os seguintes passos:
  •  Preenchimento do formulário de acesso à informação para cada pesquisa (segue em anexo);
  •  Encaminhamento do formulário, devidamente preenchido e assinado, para este endereço eletrônico, com cópia do documento de identidade;
  • 3º Agendamento da pesquisa (por e-mail) – Caso necessite cancelar ou remarcar a pesquisa, nos envie um e-mail ou ligue com 48h de antecedência.
  • Pedido de Correção:
A correção não altera o corpo do texto original. É realizada uma correção à margem citando as alterações.
Para autorização da correção é obrigatória a apresentação de DOCUMENTO CIVIL BRASILEIRO, referente a mesma pessoa da certidão religiosa.

* Caso o solicitante não possa comparecer ou enviar representante, pode solicitar a pesquisa feita pela equipe do ACMN (neste caso, o valor é de R$200,00 por pesquisa e por igreja) – Para mais detalhes sobre esta solicitação entre em contato conosco. 
  • OBS 1: Caso encontre o documento e deseje a certidão (Inteiro teor), o valor do documento é de R$100,00.
    Expedição: Após a confirmação de depósito/transferência com o Setor Financeiro, o documento é enviado para a Chancelaria; a partir de então conta-se 10 (dez) dias úteis para a expedição do documento [ao enviarmos o registro para a Chancelaria, enviamos um e-mail de aviso ao requerente].

 

  • OBS 2: Conforme informações no requerimento, informamos que o prazo pode se estender em até 20 (vinte) dias, cabendo prorrogação por mais 10 (dez) dias em caso de necessidade de outras documentações comprobatórias; em caso de correções à margem, de procedimento cartorial e/ou quaisquer outras peculiaridades que os registros possam ter.

     

  • OBS 3: A certidão pode ser enviada pelos Correios para o endereço do requerente mediante solicitação do mesmo.  Este serviço só poderá ser efetuado quando o documento pertencer ao próprio solicitante

Para outras informações preencha o formulário abaixo: