N. Sra Auxiliadora

Foi no mês de agosto de 1933, que Nossa Senhora Auxiliadora recebeu o título de aeque principalis. Depois de São João Batista, é a festa mais importante para toda a igreja particular de Niterói. O mérito e benefício chegaram por ocasião do governo de Dom José Pereira Alves, em 20 de agosto de 1933.

O título de Auxiliadora remonta ao século XVI, quando a expressão “Auxiliadora dos Cristãos” foi introduzida na Ladainha de Nossa Senhora pelo Papa São Pio V, após a vitória dos cristãos sobre os muçulmanos, na batalha das águas de Lepanto, em 1571.

A festa de Nossa Senhora Auxiliadora foi instituída pelo Papa Pio VII, após retornar da França, onde ficou preso, por Napoleão Bonaparte, por cinco anos. Seu retorno se deu no dia 24 de maio de 1814. O Papa atribuiu sua libertação a Nossa Senhora Auxiliadora e fixou a data de 24 de maio para a sua festa.

Quem, realmente, difundiu esse título e devoção foi Dom Bosco. Vejamos um pouco o caminho de sua devoção mariana.

Dom Bosco, desde pequeno, aprendeu com a sua mãe a ter grande confiança em Nossa Senhora. Mamãe Margarida, sua mãe, sempre interrompia o pesado trabalho no campo para saudar a Virgem Maria. A hora do Angelus era para ela um momento de encontro com Deus e de memória da Anunciação de Maria.

Em 1824, aos nove anos, Dom Bosco teve o primeiro sonho profético, em que lhe foi manifestado o campo do seu futuro apostolado. Neste sonho, o menino Joãozinho ouviu a voz misteriosa do Senhor, que dizia: “DAR-TE-EI A MESTRA” e logo apareceu uma Senhora de aspecto majestoso. Sem saber de quem se tratava, Joãozinho perguntou quem era ela e obteve a resposta: “Eu sou Aquela que sua mãe ensinou a saudar três vezes ao dia”.

Dom Bosco ensinou aos membros da família Salesiana a amarem Nossa Senhora, invocando-a com o título de Auxiliadora. Vários dos seus escritos retratam o amor por Maria Santíssima: “Recomendai, constantemente, a devoção a Nossa Senhora Auxiliadora e a Jesus Sacramentado”.” Declaro, diante de Deus: basta que um jovem entre numa casa salesiana para que a Virgem Santíssima o tome imediatamente debaixo de sua especial proteção”. Dom Bosco confiou à Família Salesiana a propagação dessa devoção que é, ao mesmo tempo, devoção à Mãe de Deus, à Igreja e ao Papa.

A Imagem da Padroeira encontra-se na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, em Santa Rosa, ao lado do Colégio dos Salesianos.

Texto produzindo com trechos do portal da Canção Nova de autoria do padre Asídio Deretti –
SDB Salesiano de Dom Bosco – Inspetoria São Pio X, Sul do Brasil