São João Batista

São João Batista é padroeiro da Arquidiocese e também o padroeiro do Município de Niterói. São João Batista nasceu em junho, precisamente no dia 24. Em um cenário tão controverso, surge um homem simples, com uma importantíssima missão: preparar o caminho para a chegada do Messias.

A ereção da Diocese de Niterói pelo Papa Leão XIII, deu-se no dia 27 de abril de 1892, através da bula Ad universas orbis Ecclesias, a cuja jurisdição se subordinava o Estado do Espírito Santo. A Diocese de Niterói foi elevada à Arquidiocese e sede metropolitana, pelo Papa João XXIII, a 26 de março de 1960, graças à bula Quandoquidem verbis. É costume católico dedicar uma sede, um templo ou localidade a um patrono(a) ou padroeiro(a). Na Arquidiocese de Niterói, o titular da igreja Catedral e Padroeiro é São João Batista e tem como copadroeira aeque principalis Nossa Senhora Auxiliadora Padroeira.

Diz a história bíblica, que na antiga Judeia, Isabel e Maria, mãe de Jesus, estavam grávidas.  João era filho de Zacarias e Isabel, e primo de Jesus Cristo. É considerado o último dos profetas nascido de uma mulher. Os evangelhos dizem que, ainda no ventre de sua mãe, João percebe a presença do Messias, “estremecendo de alegria” na presença de Maria, quando esta ia visitar a prima Isabel. O evangelho de São Mateus fala das pregações de conversão e dos batismos que realizava às margens do rio Jordão, não distante de Jericó. Foi João Batista quem batizou o próprio Cristo. João batizava com água.

A liturgia festeja no nascimento de São João Batista, a “Aurora da Salvação”, o aparecimento neste mundo do Precursor do Messias. O nascimento do Precursor, seis meses antes do nascimento de Jesus, participa da grandeza do mistério da encarnação, que ele anuncia. Isso se deve, certamente, à missão única que, na história da salvação, foi confiada a esse homem, santificado, no seio da sua mãe, pela presença do Salvador, que dirá mais tarde: “Que fostes ver no deserto” … Um profeta? Sim, eu vos digo, é mais do que um profeta. Este é aquele de quem foi dito: “Eis que envio a tua frente o meu anjo que preparará Teu caminho diante de Ti”, pois “Eu vos digo, que entre os nascidos de mulheres não há ninguém maior do que João”. Mas, o que é menor no Reino de Deus é maior do que ele”. (Lc7, 24 a 28).