História – Seminário

FUNDADOR 

Agostinho Francisco Benassi (1908-1927), terceiro bispo diocesano.

CIRCUNSTÂNCIAS

Depois da sede da Diocese de Niterói ter sido transferida para Campos, por causa da revolta naval do Almirante Custódio de Mello, em Niterói e, em seguida, para Petrópolis, acompanhando a transferência do poder estadual, esta retornava a Niterói, com a nomeação do terceiro Bispo, Dom Benassi.  Antecederam-no Dom Francisco do Rêgo Maia, primeiro Bispo (1895-1902) e Dom João Francisco  Braga (1902-1907).

DATA E LOCAL DE FUNDAÇÃO

O Seminário de São José foi fundado em 11 de janeiro de 1909.  Dom Benassi estabeleceu o seminário da recém-criada diocese (1892) em seu Palacete Episcopal, situado em uma elevação no flanco direito do morro de São Lourenço, na Rua Dr. Carlos Maximiano, 16 – Fonseca -Niterói-RJ (com entrada principal pela Rua Genserico Ribeiro, 59).

BREVE HISTÓRICO

O palacete pertenceu, primeiramente, ao famoso jornalista e renomado poeta José Maria do Amaral, diplomata, do Conselho do Imperador.  Cansado da vida pública, isolou-se neste local, donde escrevia para os amigos: “Da minha SOLEDADE em Niterói…”.  Daí o título de “Palacete da Soledade”.

Com a morte do poeta, o prédio foi adquirido pela família Ayrosa Galvão: José Ayrosa Galvão e Alice Noronha Torrezão Galvão, grandes proprietários de imóveis em Niterói.  José Ayrosa Galvão, em 1895, manifestou, através do Bispo Dom Cláudio Leon, no Rio Grande do Sul, a  Dom Rego Maia, o desejo de doar o palacete e terrenos anexos.  Somente em 23 de outubro de 1897 foi  lavrada a Escritura, no Rio de Janeiro e, em 13 de novembro do mesmo ano, em Niterói.  O prédio, anteriormente, servira a várias funções: templo maçônico, hospital, fábrica de fósforo, centro espírita… até a doação à Mitra.  Com a transferência da sede, já citada, o palacete ficou completamente abandonado.

Quando, em 1908, foi restaurada a Diocese de Niterói e nomeado o Bispo Dom Benassi, iniciaram-se as obras de restauração do velho casarão, legado por testamento pela sua última proprietária – a viúva Galvão, a Baronesa da Soledade.  Em seu próprio Palacete Episcopal destinou uma área simétrica para funcionamento do Seminário.

Dom Agostinho Francisco Benassi tomou posse a 24 de maio de 1908, instalou-se, neste mesmo ano e, a 11 de janeiro de 1909, fundou o Seminário de São José, recebendo os seus três primeiros seminaristas.   Foi o próprio Bispo o primeiro Reitor do Seminário, e até a sua morte, conservou o cargo,  salvo  no  período de 1914-1918, em que passou a  residir  em outro palácio, e Monsenhor Paulo Antônio Antunes lhe fez as vezes como reitor.  O primeiro seminarista recebido foi  José Joaquim de Albuquerque, português da Diocese de Coimbra, sendo também o primeiro sacerdote ordenado por Dom Benassi.  Em seu tempo, foram ordenados 32 padres para a Diocese.

Ao tomar posse do Sólio Episcopal, em 1928, Dom José Pereira Alves entregou ao Cônego João Clementino de  Melo Lula, a direção da Casa.  Em 1930, passou o governo do seminário aos Padres da  Congregação dos  Sagrados Corações, sendo superior o Pe. Gil van den Boogaart.  Em 1932, a crise econômica determinou a primeira interrupção na  marcha do Seminário.  Os seminaristas foram então enviados para o Seminário do Rio de Janeiro,  até uma tentativa de reabertura em 1936.  Monsenhor Joaquim Honório da  Silveira, o encarregado desta empresa, em princípios de 1938 foi obrigado novamente a enviar os alunos para outros seminários.

No início de 1940 reabre-se o Seminário de Niterói, agora simplesmente na qualidade de preparatório ou mínimo.  Em agosto deste mesmo ano, a Diocese conta com 52 alunos, sendo 30 na Soledade e 22 em outros seminários maiores e menores.  Como Reitor, o Padre Geraldo Vasconcellos, que até fins de 1945 permanece no cargo, com um intervalo fugaz em que ocupou a reitoria o Pe. Cesláu Marcioniak,  passando o ex-reitor para o cargo de Diretor Espiritual.  Em janeiro de 1946, o então Reitor  foi nomeado por S. Excia. o Sr. Bispo Dom  José Pereira Alves  como pároco da Matriz de São Domingos, sendo substituído na reitoria pelo Pe. José de Almeida Batista Pereira, futuro Bispo auxiliar da então Diocese de Niterói  (1954-1955), que reorganizou o Seminário dando-lhe nova e esclarecedora orientação.  Ocupou o cargo até o dia 26 de dezembro de 1951, quando foi nomeado para pároco da Matriz de São Lourenço.  Para substituí-lo, na reitoria, foi nomeado o Pe. Francisco Paulo Veiga, que ocupara o cargo de Diretor Espiritual por seis anos.  Os alunos do curso ginasial foram transferidos para o Seminário Menor de São José do Rio de Janeiro.

Em 1948, foram iniciadas as obras de construção do segundo pavilhão, inaugurado em 1954 pelo Bispo Dom João da Matha de Andrade e Amaral, que o intitulou Dom Agostinho Benassi, em homenagem ao fundador.  O novo edifício foi inaugurado a 17 de junho do mesmo ano.   A data da inauguração deste pavilhão coincidiu com um dos maiores eventos da história de nossa Arquidiocese, o 1º Congresso Eucarístico de Niterói (1954).  Na inauguração, estiveram presentes diversas pessoas ilustres da sociedade católica niteroiense, assim como alguns bispos participantes do Congresso, tais como o então Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Jaime de Barros Câmara,  Delegado Papal para o evento, e   nosso  Dom João da Matha de Andrade Amaral, empreendedor deste evento e seu Bispo auxiliar, Dom José de Almeida Batista Pereira.  Em setembro, o Sr. Bispo,  Dom João da Matha Andrade e Amaral  fundou  uma  Sociedade de Padres  Seculares, entregando-lhes a direção do Seminário,  visto ser esta  uma de suas finalidades apostólicas.   Foi então nomeado Reitor o Superior da Sociedade, Pe. Eduardo de Jesus Sampaio, voltando o Padre Francisco Paulo Veiga, como um dos membros da Sociedade, à direção espiritual.  Em fevereiro de 1959, por motivos escritos apresentados a  S. Excia. o Sr. Bispo Diocesano, Dom Carlos Gouvêa Coelho, a então direção do Seminário apresentou o seu pedido de dispensa da sociedade.  Aceito que foi este pedido, somente em julho do mesmo ano passou o seminário à nova direção, tendo como Reitor o Pe. José Jacinto Vilacoba Y Vilacoba, sacerdote espanhol.

Dom Antônio de Almeida Moraes Júnior, primeiro Arcebispo desta Arquidiocese, inaugurou em 1970, o terceiro pavilhão que, posteriormente, levou o seu nome.

Em 1978, Dom José Gonçalves da Costa, CSSR  inaugurou a nova capela  e reformou o prédio original, concluídas as obras em 1984, quando foi reinaugurado.  Cabe lembrar a atuação dos Padres João Alves Guedes, Tarcisio Nascentes dos Santos (seu substituto temporário) e  Côn. Rui Moreira Rocha Ventura, de saudosa memória (falecido em 1994), que estiveram à frente do Seminário na década de 80.

Em 1990, com a posse de Dom Carlos Alberto Etchandy Gimeno Navarro, nosso Seminário passou por sucessiva troca de reitores.  É importante ressaltar a grande empresa vocacional desenvolvida por Dom Carlos Alberto Navarro, criando a Pastoral Vocacional Arquidiocesana, em 1994, e animando as Obras das Vocações Sacerdotais (OVS), cuja conseqüência foi o aumento do número de seminaristas em nosso Seminário e no Seminário Maior do Rio de Janeiro.

Em 2005, passou a abrigar o então fundado Instituto de Filosofia e Teologia do Seminário São José, sob o governo de Dom Frei Alano Maria Pena, OP, tendo sido seu primeiro diretor o Padre Tarcísio Nascentes dos Santos, posteriormente Bispo. A 30 de dezembro de 1992, pelo processo número 6.539, a fachado do prédio da Baronesa foi tombada pelo município de Niterói. No ano 2000, iniciaram-se algumas experiências missionárias que culminaram, em 2005, no início do Ano Missionário, como etapa formativa própria de Niterói, seja na própria Arquidiocese, seja junto às Igrejas-irmãs. Em 2009, comemorou-se o centenário de fundação do Seminário, quando o número de seminaristas atingiu o seu auge. A 12 de abril de 2012, a nova capela do Seminário foi dedicada, por Dom José Francisco Rezende Dias

Reitor: Alan Vieira do Nascimento
Vice-Reitor: Pe. Ricardo Mariano Monteiro da Silva
Vice-Reitor e Formador do Propedêutico: Pe. João Paulo Machado
Coord. Pedagógico do Instituto Teológico do Seminário São José de Niterói:  Pe. Pedro Henrique Ferreira Oliveira

Para informações:
Tel.: +55 21 2717-1855


 Ajude na formação de novos sacerdotes. Faça sua doação.


SEMINÁRIO ORDENOU 108 SACERDOTES


Uma  pesquisa – que ainda não foi encerrada, devido à dificuldade em encontrar informações em diversas fontes de arquivo e através de depoimentos de pessoas – aponta que, nestes 90 anos de funcionamento, o Seminário São José teve 108 ordenações sacerdotais.  São estes os padres, sendo que de alguns não se descobriu o sobrenome completo, ou mesmo o sobrenome.

  1. Dom José de Almeida Batista Pereira (Bispo Emérito de Guaxupé-MG.
    * 27.07.1917  † 30.01.2009, em Nova Friburgo-RJ)
  1. Dom Roberto Gomes Guimarães (Bispo Diocesano de Campos-RJ)
  2. Monsenhor Abílio Real Martins
  3. Monsenhor Eduardo de Jesus Sampaio
  4. Monsenhor Francisco de Assis Vieira de Souza Santos
  5. Monsenhor João Alves Guedes
  6. Monsenhor José Nicodemos Vieira de Souza Santos
  7. Monsenhor Lamar Barreto Calzollari
  8. Monsenhor Mário Benassi
  9. Monsenhor Pedro Maia Saraiva
  10. Cônego Benedito Azevedo Gouvêa
  11. Cônego Elídio Robaina
  12. Cônego José Geraldo da Silva
  13. Cônego Luiz Gonzaga de Castro Azevedo
  14. Cônego Rui Moreira Rocha Ventura
  15. Pe. Ademar Ermilindo Pimenta
  16. Pe. Afonso Martins de Carvalho
  17. Pe. Alberto Damião
  18. Pe. Alceste Martins de Oliveira
  19. Pe. Aldo Ramasauskas
  20. Pe. Alfredo Bastos
  21. Pe. Aloísio Beranger
  22. Pe. Alonço Beranger
  23. Pe. Antônio Cadete
  24. Pe. Antônio de Souza Gens
  25. Pe. Antônio Nagliano
  26. Pe. Antônio Randal Nogueira
  27. Pe. Antônio Soares da Silva
  28. Pe. Carlos do Nascimento
  29. Pe. Carlos Maria do Amaral
  30. Pe. Carlos Rodrigues Sobreira
  31. Pe. Cláudio Mendonça
  32. Pe. Conrado Ferreira de Souza Jacarandá
  33. Pe. Darcílio Dantas
  34. Pe. Delmiro da Mota Accioly
  35. Pe. Dircélio Antunes Valente
  36. Pe. Edson Assunção Santos Ribeiro
  37. Pe. Emilson Soares da Silva
  38. Pe. Eurico Braga
  39. Pe. Fausto Rodrigues dos Santos
  40. Pe. Flávio
  41. Pe. Francisco de Assis Cordeiro
  42. Pe. Francisco Gentil da Costa
  43. Pe. Francisco Magalhães
  44. Pe. Genecy Gomes Rodrigues
  45. Pe. Geraldo Vasconcellos
  46. Pe. Gilberto Ferreira de Souza
  47. Pe. Godofredo Barenco Coelho
  48. Pe. Hosannah de Oliveira
  49. Pe. Jacó Pinto
  50. Pe. Jaime Barbosa
  51. Pe. Jaime Ferreira
  52. Pe. João Baptista Braz
  53. Pe. João Batista Lavalo
  54. Pe. João Batista Toledo da Silveira
  55. Pe. João Cláudio Loureiro do Nascimento
  56. Pe. João de Barros
  57. Pe. João Carlos (hoje Franciscano Capuchinho)
  58. Pe. João Luiz Franco Assumpção
  59. Pe. João Quintanilha Raeder
  60. Pe. Joaquim Batalha
  61. Pe. José Afonso da Rocha
  62. Pe. José Alves Filho
  63. Pe. José Antônio Abreu Dutra
  64. Pe. José Antônio Teixeira
  65. Pe. José Carlos de Souza Reis
  66. Pe. José da Silva Dias
  67. Pe. José de Almeida Baptista
  68. Pe. José Joaquim de Albuquerque (o primeiro seminarista em Niterói)
  69. Pe. José Joaquim Lucas
  70. Pe. José Júlio de Souza
  71. Pe. José Marcelo Martins Gomes
  72. Pe. José Nery de Almeida
  73. Pe. José Osmar de Medeiros
  74. Pe. José Simões
  75. Pe. José Vaz
  76. Pe. José Virgílio Estácio
  77. Pe. Josuá
  78. Pe. Júlio Albano Lourenço
  79. Pe. Júlio Cesar Rocha dos Santos
  80. Pe. Juvaldes de Aquino G. Fernandes
  81. Pe. Karls Franz Thron
  82. Pe. Luiz Carlos Cardoso Diniz
  83. Pe. Luiz Cássio Moreira
  84. Pe. Manoel Pascoal dos Anjos
  85. Pe. Manuel Albuquerque
  86. Pe. Marcelo Chelles Moraes
  87. Pe. Marcio Duval Soares
  88. Pe. Marcos Drumond Calixto
  89. Pe. Marinho Nunes de Souza
  90. Pe. Mário
  91. Pe. Menceslau Valiukevicius
  92. Pe. Mielle
  93. Pe. Miguel Fernandes Ramos de Moura
  94. Pe. Moisés Saraiva Mattos
  95. Pe. Orácio Bernardo
  96. Pe. Osvaldo
  97. Pe. Oswaldo Nunes Motta
  98. Pe. Paulo César dos Santos Câmara
  99. Pe. Raimundo Normando de Oliveira
  100. Pe. Remir
  101. Pe. Rogério Pamponet Rodrigues
  102. Pe. Rolando Canalini
  103. Pe. Sebastião Reis Filho
  104. Dom Tarcisio Nascentes dos Santos (Bispo Diocesano de Duque de Caxias – 2012)
  105. Pe. Valdir Mesquita Ferreira Lima
  106. Pe. Venceslau
  107. Pe. Wallace Dahan dos Santos
  108. Pe. Wellington Dahan dos Santos
  109. Pe. Wenceslau Fuentes de Carvalho
  110. Pe. Wilde Ricardo Rocha
  111. Pe. William Lucena de Oliveira
  112. Pe.

OS REITORES DO SEMINÁRIO DE NITERÓI


(Desde a sua fundação até a atualidade)

1º -. Dom Agostinho Francisco Benassi (1909-1927)
        (Mons. Paulo Antônio Antunes lhe fez as vezes de reitor de 1914 a 1918).
2º -. Padre Francisco Gentil da Costa (1927)
3º -. Cônego João Clementino de Melo Lula (1928-1929)
4º -. Padre Gil van den Boogaart (1930-1932)
        Na época, superior da Congregação dos Sagrados Corações, equipe de padres que ficaram responsáveis pelo governo do Seminário neste período.
        Em 1932  aconteceu uma interrupção na marcha do Seminário, com  transferência para o Seminário do Rio de Janeiro.
        Em 1936, houve  tentativa de reabertura, com o Mons. Joaquim Honório da Silveira.
5º -. Padre Geraldo Vasconcellos (1940-1945)
Em 1940 aconteceu a reabertura do Seminário.
        O Pe. Cesláu Marciniak assumiu eventualmente a reitoria do seminário, por um tempo fugaz (semanas), e não se conta como reitor.
6º -. Padre José Batista Pereira de Almeida (1946-1951)
7º -. Padre Francisco Paulo Veiga (1952-1954).
Fundação da Sociedade dos Padres Seculares, à qual é entregue a direção do Seminário.
        Em 1954  esta sociedade é desfeita.
8º -. Padre Eduardo de Jesus Sampaio (1954-1959)
9º -. Padre José Jacinto Vilacoba y Vilacoba (1959-1961)
10º-. Padre Luiz Gonzaga de Castro Azevedo (1962 – 1º Semestre de 1964)
11º-. Padre Lamar Barreto Calzalari (2º Semestre de 1964)
12º-. Padre Elidio Robaina (1965-1971)
13º-. Cônego Luiz Gonzaga de Castro Azevedo (1972-1975)
14º-. Padre José Júlio de Souza (1976-1977)
15º-. Padre João Alves Guedes (1978-1984)
O Pe. Guedes ficou na reitoria até o início do ano letivo de 1984.
        Durante o período letivo europeu de 1980 (2º Semestre) – 1981 (1º Semestre) o Pe. Guedes ausentou-se da Casa para fazer um curso de espiritualidade, em Roma.  O seminário foi governado pelo Pe. Tarcisio Nascentes dos Santos (vice-reitor de então), que fez as vezes de  reitor.  Cabe esclarecer que o Pe. Guedes não havia sido substituído.
16º-. Cônego Rui Moreira Rocha Ventura (1984 – 1º Semestre de 1990)
17º-. Padre José Júlio de Souza (2º Semestre de 1990)
18º-. Padre José Osmar de Medeiros (1991)
19º-. Padre João Luiz Franco Assumpção (1992)
20º-. Padre Júlio Cesar Rocha dos Santos (1993-1994)
21º-. Padre Marcos Drumond Calixto (22.02.1995 a 04.1996)
22º-. Padre Luiz Cássio Moreira (04.1996 até 14.02.2004).
23º-. Padre José Otácio Oliveira Guedes (2004 a 25.05.2006).
24º-. Padre Wellington Dahan dos Santos (26.05.2006 a 2009).
25º-. Padre Allan de Menezes Chagas (21.03.2009 a 02.06.2011).
26º-. Padre Allan de Menezes Chagas (03.02.2011).

FONTES PESQUISADAS 

  • Arquivos de cópias de documentos da pasta da Sagrada Congregação dos Seminários e Universidades – Relatório sobre o Seminário de Niterói de 1959.
  • Antigas pastas dos Sacerdotes falecidos de nossa Arquidiocese (Arquivo da Cúria Arquidiocesana).
  • Livreto: A Arquidiocese de Niterói e seus Bispos – Edição comemorativa do 1º Centenário -1ª Edição – Uma publicação da Arquidiocese.
  • Anuário Católico da Arquidiocese de Niterói de 1997.
  • Registros e Fotos dos arquivos da Cúria Arquidiocesana.