Igrejas Históricas

Paróquia de São Sebastião de Itaipu – Niterói-RJ

Localizada no município de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, a Igreja de São Sebastião de Itaipu foi fundada em 1711, pelos jesuítas. Cinco anos depois, em 1721, a igreja passou a ser considerada uma paróquia independente, e em 1755 foi criada a freguesia de São Sebastião de Itaipu, para a qual foi nomeado como vigário o Padre Antônio Brandão de Melo. Arquitetada em estilo barroco, em virtude das más condições em que se encontrava, a matriz passou por uma reconstrução, finalizada em 1844.

Capela de Nossa Senhora do Bonsucesso de Piratininga – Niterói-RJ

A igreja situada no bairro de Piratininga* foi construída na fazenda de mesmo nome, entre os anos de 1678 e 171, pelo capitão Luiz Alberto Gago de Câmara, proprietário do terreno. Seu livro mais antigo é de batismos de escravos e livres e data do período de 1668, com diversas recorrências de membros da família do capitão (Gago) batizando ou apadrinhando crianças. Entre os poucos documentos existentes, a respeito do templo, se encontra um texto do padre Francisco Lopes Xavier, datado de 1726, que descreve da seguinte forma: “Uma capela de taipa e pilão, com seu altar, sacristia, púlpito e pia batismal; com tubo dos santos óleos seguro e fechado; uma imagem de Nossa Senhora do Bonsucesso de gesso, de quatro palmos de altura, bem estucada, com o menino Jesus nos braços com sua coroa e resplendor, do menino de prata; tem uma imagem de São Bento, pequena, de marfim com resplendor de prata: uma imagem de São Francisco Xavier, de Santo Antônio e outra de São Francisco”.

Paróquia de São Francisco Xavier – Niterói-RJ

A igreja de São Francisco Xavier está situada num outeiro entre os bairros de São Francisco e Charitas, na cidade de Niterói-RJ, e foi construída primeiramente como capela, por volta de 1572, por José de Anchieta, com auxílio de índios aliados de Arariboia, nas terras que eram de propriedade dos Jesuítas, que no lugar fizeram um aldeamento. Posteriormente, entre os anos de 1662 e 1696 foi construído o templo, que vemos ainda hoje, pelo irmão jesuíta Lourenço Gonçalves, cercada de árvores e com vista para o Saco de São Francisco, como era chamado.

Capela de Nossa Senhora da Conceição da Várzea de Jurujuba – Niterói-RJ

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Jurujuba foi construída entre 1629 e 1667, na Praia da Várzea, vizinha a uma pequena casa conventual. O Padre Manuel Rodrigues de Figueiredo foi o responsável pelo restauro empreendido na construção, em 1692.

Apenas em 1840, a 23 de maio, foi criada a freguesia com nome de Nossa Senhora da Conceição da Várzea. Com as obras ainda inconclusas, a paróquia foi instalada em 1861 e o primeiro pároco foi o Padre Celestino Otero.

Capela de São Lourenço dos Índios – Fonseca – Niterói-RJ

A construção da Igreja de São Lourenço dos Índios, em Niterói-RJ, remonta ao século XVI, quando uma sesmaria foi doada a Arariboia, chefe temiminó, em 16 de março de 1568, como retribuição à ajuda prestada aos portugueses contra os invasores franceses, sendo um marco do primeiro assentamento lusitano do lado oriental da baía de Guanabara. Em 1570 uma capela já havia sido erguida, em taipa, no alto de um morro da Aldeia de São Lourenço dos Índios. No entanto, foi no século seguinte, em 1627, que um templo maior, construído com pedra e cal, foi levantado. Esta construção se tornou parte do patrimônio do Estado Português, em 1758, em virtude do conflito entre a Coroa e a Ordem dos jesuítas.

Freguesia de Santo Antônio de Sá – Itaboraí-RJ

A sesmaria, próxima aos rios Macacu e Cassarebu, foi concedida a Cristóvão de Barros e Miguel Moura, em 1567. Poucos anos depois, a parte que cabia a Miguel de Moura foi doada, por escritura, aos jesuítas, os quais, por sua vez, venderam uma porção das terras a Manuel Fernandes Ozouro, proprietário que, em 1612, mandou que fosse erguida uma capela no pequeno povoado em honra a Santo Antônio.  Transcorridos doze anos, em 1624, a capela foi elevada à condição de capela curada, passando a receber visitas religiosas com regularidade. Vinte anos depois, a construção se tornou uma paróquia, sendo uma das quatro primeiras freguesias instituídas no recôncavo do Rio de Janeiro.

A 20 de novembro de 1649 foi lançada a pedra fundamental da construção que viria a se transformar no Convento de São Boaventura, nas imediações da Igreja de Santo Antônio de Sá. Uma Casa Provisória, ou Recolhimento, foi erguida para abrigar os frades ao longo das obras do convento, iniciadas em 1660 e concluídas na década seguinte.

No século XX, as ruínas passaram aos beneditinos em 1922, e posteriormente foram vendidas a outros proprietários. Em 1978, os remanescentes da construção foram tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), e em 1980 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Atualmente, as ruínas estão em uma propriedade privada, sem acesso à visitação, correspondente ao Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro, em Itaboraí.

Freguesia de Nossa Senhora do Desterro de Itambi

Capela hoje pertencente à Paróquia de São João Batista de Itaboraí, e atual 3º Distrito da cidade de Itaboraí. Em seu início, a Freguesia de Nossa Senhora do Desterro de Itamby, próxima ao rio Macacu, pertencia à Vila de Santo Antônio de Sá, posteriormente foi desmembrada e nomeada como Vila de São José Del Rey, por alvará datado em 1772, em homenagem ao Príncipe Dom José de Portugal.

Alguns de seus livros de assentos encontram-se lotados no Arquivo da Cúria Metropolitana de Niterói, e seus registros mais antigos são de pessoas livres e datam de 1675; além de constarem registros de escravos a partir de 1703.

Paróquia de Nossa Senhora do Amparo  – Maricá-RJ

Em meados do século XVII foi fundada a fazenda dos frades beneditinos (Ordem de São Bento) do Rio de Janeiro, no local que atualmente é o bairro de nome de São José de Imbassaí, em Maricá. Nesta localidade, existia nos idos de 1700 a igreja de São José, segundo relatos do Monsenhor Pizarro. E no acervo existente no Arquivo da Cúria Metropolitana de Niterói (do qual Maricá faz parte) há registros de casamentos, óbitos e testamentos de pessoas livres e escravas a partir do ano 1684.

Em 1755, foi criada a Freguesia de Santa Maria de Maricá (nome em referência e homenagem à rainha Maria I), e, com este evento, Maricá separou-se da Freguesia de Santo Antônio de Sá. Neste mesmo século foi erguida a atual capela de Nossa Senhora do Amparo, cujas obras começaram no século anterior, mas só foram finalizadas na fase seguinte: sua pedra fundamental foi lançada neste fim do século XVIII, e a inscrição no teto da sacristia, mais especificamente, diz que: “em 8 de dezembro de 1788 lançou-se a primeira pedra desta Igreja. E em 15 de agosto de 1802, foi benta e para ela transladada Nossa Senhora”.

Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Rio Bonito

A igreja de Nossa Senhora da Conceição de Rio Bonito pertencia, incialmente, ao conjunto de freguesias da Vila de Santo Antônio de Sá (principal freguesia ao redor do rio Macacu na época). Por volta de 1760, a então capela recebeu o título de curada e posteriormente foi então, elevada ao grau de freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Rio do Ouro, criada pela provisão de 27 de agosto de 1768. A construção do novo templo iniciou-se no ano de 1816, sendo finalizada em 1820, e em 07 de maio de 1846 foi elevada ao status de vila de Nossa Senhora da Conceição do Rio do Ouro. E, posteriormente, recebeu a denominação de Nossa Senhora da Conceição de Rio Bonito; tendo seu nome alterado em 1890 apenas para Rio Bonito, ao ser elevada à categoria de cidade.

Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré – Saquarema-RJ

Atualmente localizada num outeiro, a igreja de Nossa Senhora de Nazaré (Nazareth) foi erguida primeiramente, a partir da vontade do senhor Manoel Aguillar Moreira, como capela foi estabelecida no local chamado Boqueirão do Engenho em meados do século XVII. Posteriormente, por provisão de 12 de maio de 1820 fora substituída por um templo de maior proporção, finalizado no ano de 1837, já não mais na região do Boqueirão, mas desta vez à beira-mar. Em 1841, com o crescimento do local, a região foi elevada a categoria de vila.

Paróquia de São Sebastião de Araruama – Araruama-RJ

Araruama, no século XVI, pertencia à capitania de São Vicente, doada a Martim Afonso de Souza em 1534. A ocupação do território, todavia, foi iniciada em 1575, através da expedição empreendida pelo governador do Rio de Janeiro, Antônio de Saluma, em direção a Cabo Frio. Próximo ao fim do século XVIII, em 1799, a localidade foi alçada à categoria de Freguesia de São Sebastião de Araruama. A matriz em honra a São Sebastião foi construída entre 1857 e 1866 em terras doadas por Joaquim Antunes de Figueiredo, pelo Comendador Antônio Rodrigues de Couto e pelo Brigadeiro Bento José Leite de Faria.

Paróquia de São Pedro da Aldeia – São Pedro d’Aldeia-RJ

A transição do século XVI ao XVII foi marcada pelos constantes embates a respeito do território, contexto no qual as terras do norte fluminense estavam inseridas. A definitiva expulsão dos holandeses, dos franceses, e, posteriormente, dos ingleses, deu-se em 1615, por Constantino Menelau, em uma empreitada bem-sucedida graças ao contingente de indígenas recrutados em aldeias da região.

​A fim de evitar a ocorrência de novas incursões estrangeiras no norte fluminense, foi apresentada a proposta, pelo Padre Antônio de Mattos, aos padres jesuítas do Rio de Janeiro sobre a fundação de uma cidade que servisse como ponto de apoio e de defesa do território. Com o aceite da missão, o Padre João Lobato ficou encarregado de estudar os locais e a possibilidade de se remanejar os índios das Aldeias de São Barnabé (Macacu) e de São Lourenço (Niterói) para o efetivo povoamento do local.

​O requerimento para a concessão da sesmaria foi solicitado pelo Padre Antônio Matos, reitor do Colégio do Rio de Janeiro, e foi deferido em 1617. O contingente indígena para a ocupação, no entanto, veio da aldeia de Reritiba, no Espírito Santo, uma vez que o remanejamento dos índios de São Barnabé e São Lourenço seria prejudicial a essas aldeias. O primeiro religioso da Companhia de Jesus designado para se estabelecer na Aldeia de São Pedro foi o padre João Lobato, em 1617. Dois anos depois, o padre Pero da Mota e padre André de Almeida foram enviados para o local e a igreja matriz começou a ser erguida, sendo um dos primeiros templos jesuítas do Brasil. No entanto, mais de cem anos transcorreram até que o povoado conquistasse o título de freguesia, o que aconteceu em 1795 e simbolizou um impulso para a inserção de São Pedro na Província, assim como também deflagrou a gradativa migração de reinóis e brasileiros para o local.

Paróquia de Nossa Senhora da Assunção – Cabo Frio-RJ

Considerada uma das cidades mais antigas do Brasil, mais especificamente a sétima dentre elas, o estabelecimento da igreja de Nossa Senhora da Assunção de Cabo Frio se confunde com a própria história da consolidação do governo português na América. Após a expulsão dos franceses, holandeses e ingleses, os portugueses se estabeleceram naquela localidade e em 1615 começaram os alicerces do oratório, que incialmente foi dedicado a Santa Helena. No decorrer da povoação fora construído, no lugar, um novo templo, desta vez dedicado a Nossa Senhora, com o título “da Assunção”. Não se sabe ao certo a data de constituição desta nova igreja, no entanto, relatos da segunda metade do século XVII, notadamente em torno de 1678, demonstram que já havia certa consolidação desta paróquia (já postulada como paróquia perpétua). Nesta mesma fase, por volta de 1686, foi inaugurado também, o convento dos frades franciscanos, sob invocação de Nossa Senhora dos Anjos; e teve sua vida fraterna até o ano de 1872, ficando eles os responsáveis pela igreja de mesmo nome. Após este período, as atividades no convento foram encerradas, ficando em ruínas.