Bispo Auxiliar

Dom Geraldo de Paula Souza, CSSR


Natural de Assaí, no Paraná, Dom Geraldo de Paula Souza, CSSR., nasceu em 1º de novembro de 1961. Filho de Vicente de Paula Souza e de Terezinha de Jesus Souza tem 22 irmãos, sendo que 7, do primeiro casamento de seu pai e 16 , do segundo casamento. Na sequência dos nascimentos, ele é o 17º filho. Quando Monsenhor Geraldo tinha 1 ano, a família se mudou para Aparecida, onde ele permaneceu até os 19 anos, quando ingressou no Seminário.

Em 1981, ingressou no Propedêutico do Seminário Santa Terezinha, em Tietê – SP. Cursou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, e, em 1985, iniciou o Noviciado, no mesmo Seminário. No dia 1º de fevereiro de 1986, fez seus primeiros votos religiosos, na Congregação do Santíssimo Redentor e a Profissão Perpétua, em 19 janeiro de 1989.

Em 1986, iniciou os Estudos Teológicos, no Instituto Teológico de São Paulo. E, em 19 de agosto de 1990, foi ordenado diácono. Exerceu o diaconato na favela do Jardim Oratório, durante dois anos. Em 29 de agosto de 1992, foi ordenado presbítero, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida – SP.

Em 1991, ainda como diácono, assumiu a Formação dos futuros Missionários Redentoristas. De 1991 a agosto de 1992, foi formador dos estudantes de Teologia, em Mauá, SP; de setembro de 1992 ao fim de 1998, formador dos estudantes de Filosofia em São Paulo; e de 1999 a 2002, foi formador dos estudantes de Teologia, em São Paulo, SP.

De 1994 a 2002, ministrou aulas de Bíblia e de Liturgia, mensalmente, para quarenta pessoas das Comunidades de Santana e Santa Luzia, na Zona Norte de São Paulo. Neste período, cursou Psicologia na Universidade São Marcos, em São Paulo; cursou Especialização em Orientação Vocacional e Profissional pelo Sedes Sapientiae, em São Paulo e o Curso de Especialização em Sociopsicodrama pela Pontifícia Universidade Católica de Goias, Go. Ainda como estudante de Teologia e depois como diácono e padre, foi monitor do Curso de Verão promovido CESEEP, para a formação de agentes pastorais das diversas comunidades cristãs espalhadas por todo o Brasil por 25 anos (1987 a 2013).

Já de 2003 a 2005, responsável pela formação dos propedeutas em Aparecida, SP.; de 2006 a 2008, foi formador dos estudantes de Filosofia em Campinas, SP.; Ainda nesse período, foi Orientador Espiritual de uma Equipe de Nossa Senhora (equipe de casais), em Aparecida, onde reassumiu, em 2009 até 2014.

De 2009 a 2011, foi Promotor Vocacional em São Paulo, SP, ainda em 2011, Dom Geraldo, foi formador dos seminaristas do Ensino Médio em Aparecida, SP. Durante o período de 1991 a 2011, Monsenhor Geraldo assumiu o serviço do Secretariado de Formação junto ao Governo Provincial.

Como Psicólogo, fez parte de uma equipe de psicólogos que acompanhava os vocacionados redentoristas. Foram 12 anos nessa atividade em Psicologia, para ajudar no discernimento vocacional.

De 2012 a 2014, exerceu o trabalho Pastoral no Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

Em 2015, assumiu as Santas Missões Redentoristas, morando na casa de Noviciado, em Tietê, SP. Em 2016, assumiu uma missão em Portugal , com mais quatro redentoristas do Brasil, auxiliando os Redentoristas de Portugal , devido à falta de componentes para a continuação da pastoral, onde permaneceu até 2019.

No dia 21 de julho de 2019, assumiu a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do Jardim Paulistano, em São Paulo, SP., onde esteve até o momento. No ano passado, passou a coordenar o clero do Setor Jardim, da Região Sé da Arquidiocese de São Paulo, onde fez parte da Comissão dos Presbíteros da Região Sé.

Dom Geraldo de Paula organizou, nos anos de 1987 e 1988, a Cartilha para Alfabetização de Adultos do Jardim Oratório, Mauá, SP. Em 2009 e 2010, publicou artigos Vocacionais para o Jornal Santuário de Aparecida. Em 2015, lançou 3 livros vocacionais , em parceria com a Irmã Sandra de Souza, ASCJ pela Editora Santuário – Aparecida, SP.: Despertando a Minha Vocação; Descobrindo a Minha Vocação e Respondendo a Minha Vocação.

De 2010 a 2020, escreveu artigos para jornais e revistas sobre vocação, psicologia e pastoral e, em 2022, participou da elaboração do Livro do Jubileu dos 70 anos da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Jardim Paulistano, São Paulo pela Editora Santuário, Aparecida, SP.

Em 19 de outubro de 2022, foi nomeado pelo Papa Francisco, Bispo auxiliar de Niterói (RJ), acolhendo a solicitação de Dom José Francisco. Em 20 de dezembro de 2022, foi ordenado Bispo no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida – SP.

Em janeiro de 2022, passou a escrever artigos para o Jornal Arquidiocesano Niterói Católico. No dia 4 de fevereiro de 2023, foi apresentado à Igreja Particular de Niterói, em cerimônia realizada no Ginásio Dom Bosco, Santa Rosa, Niterói.

 

Brasão


 

Os símbolos do Brasão são os sinais que representam um programa de vida. Dois campos predominam no espaço: o amarelo ouro e o azul.

Amarelo/ouro alude ao que é eterno. É sinal da presença de Deus. A cor amarela transmite luz e força. É a graça de Deus e de Sua ação em nossa vida quando agimos em Seu nome.

• Azul representa a humanidade, a criação de Deus, o húmus, o terreno sagrado onde Deus habita pela ação do Espirito Santo. O azul é sinal, também, das águas que geram duas vidas: águas do útero materno e as águas do Batismo. As águas envolvem todo o trabalho ministerial que purifica e abençoa a vida cristã e também a do bispo.

O Bispo é Missionário Redentorista. Os dois campos são abraçados pela Cruz do Redentor. Dar a vida pela copiosa redenção(…) É o amor de Deus que desce para habitar entre nós.

• Os três peixes são sinal da Comunidade reunida em torno da mesa da Palavra e do Pão Eucarístico; sinais do alimento da Vida Cristã. Alimento da Vida Nova. Representam, também, os três pescadores que encontraram a Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

• As águas – A água é fonte geradora da Vida. Jesus é a fonte de Água Viva, que a tudo e a todos fertiliza e purifica.
As águas do santo batismo: Vida Nova em Cristo e simbolizam, também, as águas do Rio Paraíba e as águas de Niterói.

• Nossa Senhora Aparecida, a Mãe do Senhor, imagem da Igreja.
Ela está aos pés da Cruz, como fiel discípula do Pai.
Com um ano de idade, o Bispo se mudou com sua família para Aparecida, sob o manto e a proteção da Rainha e padroeira do Brasil.

• A Cruz Redentorista – Dar a vida pela Copiosa Redenção.
A Cruz redentorista é sinal da Redenção de Cristo – da Vida que supera a morte.
A Cruz é composta pelos sinais da Paixão: a lança com vinagre e a lança que feriu o lado de Cristo e os três montes fazendo menção, também, à Trindade Santa.

• As estrelas – Apareceu, no céu, um grande sinal, uma mulher vestida de sol, a lua em seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas. A Virgem Maria é Rainha do céu e da terra. Sinal dos 12 apóstolos, colunas da Igreja.

• O Chapéu, com os doze pingentes, faz parte da tradição heráldica do Bispo, isto é, continuador da Tradição e da sucessão apostólica.

• O Lema “ Como aquele que serve”. (LC 22,27).
Jesus, durante a Santa Ceia , ilumina a caminhada dos discípulos.” Eis que eu estou no meio de vós como aquele que serve”. Jesus se põe a servir, lavando os pés dos discípulos e transmitindo, neste gesto, o amor-serviço – doação. É se colocar a serviço, indo ao encontro do outro, caminhando juntos, na comunhão-participação e missão de um só povo de Deus. O bispo é chamado a lavar os pés dos seus presbíteros e de seus diocesanos.