Propedêutico

O Seminário do “Propedêutico”

Sabemos que o período de seminário é um tempo necessário na vida dos candidatos ao sacerdócio: tempo de conhecimento de si, de amadurecimento na fé e também um tempo de discernimento vocacional mais específico.

O que é?

Dentro deste processo formativo, temos o período chamado “Propedêutico”, que é um “tempo de preparação humana, cristã, intelectual e espiritual para os candidatos ao seminário maior” (PDV 62).

Este período tem uma importância diferenciada no processo formativo, uma vez que é neste momento, que o candidato ao sacerdócio recebe os primeiros ensinamentos acerca daquilo que a Igreja exige e espera de um Padre. Por isso, este período precisa ser vivido com muita seriedade, tanto por parte do formador quanto pelos formandos.

Para quê?

Os documentos conciliares e pós-conciliares ressaltam que a identidade sacerdotal está intimamente referida a Cristo e à Igreja: “O sacramento da Ordem configura os sacerdotes a Cristo, Cabeça e Pastor, Servo e Esposo da Igreja” (PDV 3), sendo assim, Jesus é o rosto definitivo do presbítero (PDV 5). Neste sentido, o tempo de seminário e, consequentemente, o do propedêutico, têm este objetivo, isto é, proporcionar ao candidato elementos e matéria suficiente para que ele se aproxime cada vez mais da semelhança com Jesus.

Sendo assim, podemos dizer que este período de formação se caracteriza por uma profunda experiência de esvaziamento, ou seja, levar o candidato ao conhecimento de sua personalidade, com as características que ele foi adquirindo ao longo dos anos, para ir, aos poucos, mudando o que precisa ser mudado e aperfeiçoando aquilo que já possui.

Por quê?

Por se tratar do início da caminhada vocacional, é comum que o seminarista do propedêutico se depare com muitos questionamentos, uma vez que, após o ingresso ele passa a conviver com outros jovens numa mesma casa, com horários definidos para cada atividade, acordar, rezar, almoçar, estudar… Além disso, a vida comunitária se torna uma realidade muito significativa neste período. A presença do “outro” é uma constante, em todos os momentos, e nem sempre é fácil conviver.

Por isso, todas as atividades, neste período formativo, tendem a levar o seminarista a perceber a importância da vida comunitária, a aceitar os seus limites e os do outro, a perceber a riqueza que existe no irmão que Deus colocou ao seu lado.

Como?

Atualmente, o propedêutico está na casa CIP – Centro de Integração Pastoral, na rua Itapetininga, em Vista Alegre, São Gonçalo. Aqui, contamos com uma programação específica para este período de formação. Todas as atividades são realizadas no próprio espaço, sem necessidade de deslocamento, e dessa forma, o tempo é mais bem aproveitado. Os professores, assim como os diretores espirituais e demais padres, para o atendimento espiritual dos seminaristas, se deslocam até Vista Alegre, para auxiliá-los nas diversas atividades.

Além das aulas (uma espécie de pré-vestibular), fora do período pandêmico, oferecemos atividades diversas, tais como: passeios culturais, visita às famílias e também realizamos o tradicional chá, uma vez ao mês.

Quem?

Para ingressar no Propedêutico, o jovem precisa participar dos encontros vocacionais em nosso Seminário de Niterói, ter concluído o ensino fundamental ou estar concluindo, no ano de ingresso, ser aprovado pela equipe de formação após o ano de discernimento no vocacional.

Tendo feito esse processo, o jovem é acolhido no Seminário Propedêutico e inicia o processo formativo em direção ao sacerdócio.

Atualmente, Padre Allan Soriano é o reitor do propedêutico, responsável pela formação desta etapa, com os jovens seminaristas, onde procura colaborar com o Espírito Santo na condução da casa e na formação dos futuros sacerdotes.

Pedimos que continuem rezando pelo aumento das vocações em nossa Arquidiocese e em todo o mundo, e de modo particular, pedimos orações pelo Seminário do Propedêutico e pelo Padre Allan Soriano, para que o Espírito Santo continue a nos conduzir e a nos capacitar, nesta tarefa tão bela e tão exigente.

Agradecemos a todas as pessoas que contribuem com o nosso Seminário: Deus os recompense, abundantemente!