Campanhas

COLETAS E CAMPANHAS EM NOSSA IGREJA PARTICULAR E UNIVERSAL

“Quanto à coleta em favor dos santos, façam vocês também como eu ordenei às igrejas da Galícia. No primeiro dia da semana, cada um de vocês reserve o que conseguiu poupar. Assim não será preciso esperar minha chegada para fazer as coletas” (1ºCor. 16, 1-2).

As campanhas e coletas que ocorrem ao longo de todo o ano litúrgico e em Domingos específicos em nossa Igreja e em nossa Arquidiocese visam promover a partilha dos bens, a caridade fraterna e a comunhão entre os fiéis, os bispos e o santo Padre. Esta rede de solidariedade tem sido um gesto eficaz da nossa corresponsabilidade no cuidado contínuo com a obra de Deus realizada através da Sua Igreja.

Estas são as campanhas e coletas a que somos convidados a realizar e participar:

Realizada no 3º domingo do advento. Organizada pela CNBB com a finalidade de promover o anúncio do evangelho em nosso País. A Coleta da Evangelização é integralmente repassada para a Diocese, que por sua vez a distribui, na seguinte proporção, por sugestão da CNBB: 45% fica na Diocese para dinamizar a pastoral; 20% vai para o Regional da CNBB e 35%  é destinado à CNBB nacional para executar os projetos pastorais de evangelização.

O objetivo da Campanha para a Evangelização é motivar os fiéis a participarem efetivamente da missão da Igreja por meio do testemunho de vida, de ações pastorais específicas e da garantia de recursos para a ação pastoral.

É uma coleta que acontece em todas as comunidades católicas no mundo inteiro, no 4º domingo de outubro – Dia Mundial das Missões – organizada pela Pontifícia Obras Missionárias. As contribuições arrecadadas beneficiam centenas de projetos para milhares de pessoas ligadas a instituições mantidas nos países mais pobres do mundo.

A Coleta Missionária quer despertar a sensibilidade, para poder ajudar tantas regiões, necessitadas de missionários e de recursos. A colaboração do Dia Mundial das Missões tem como finalidade a Evangelização, Animação e Cooperação Missionária. Desta coleta, 80% é destinado a auxiliar atualmente 1.050 dioceses pobres, nos “territórios de missão” e diversos projetos na África, Ásia, Oceania e América Latina. Os outros 20% são para a ação missionária no Brasil.

Visa promover a reflexão, na busca da conversão durante a quaresma, culminando com o gesto concreto da coleta da solidariedade, no DOMINGO DE RAMOS. O objetivo é promover e apoiar os projetos sociais da Igreja Católica em âmbito Arquidiocesano e no Brasil. A Coleta da CF é destinada ao Fundo Nacional de Solidariedade (40%) e  para as Obras de Solidariedade realizadas pela Arquidiocese (60%)

É a coleta mais antiga da Igreja. Chama-se óbolo de São Pedro a ajuda econômica que os fiéis oferecem ao Santo Padre, como sinal de adesão à solicitude do Sucessor de Pedro, relativamente, às múltiplas carências da Igreja universal e às obras de caridade em favor dos mais necessitados.

É realizada sempre na Sexta-feira Santa, comumente no momento do ósculo da cruz de Nosso Senhor. Esta coleta é realizada no mundo inteiro, em prol dos irmãos que vivem na terra santa e para os lugares santos, visando o cuidado com o Templo, a manutenção dos missionários e em obras caritativas.

Esta coleta é um convite à participação de todos os fiéis na construção da Nova Catedral. Todo 4ª Domingo do mês, em  nossas Comunidades, ao celebrar o Domingo, Dia do Senhor, realiza-se um gesto concreto de amor e concretude da unidade diocesana.