Santuários

Santuário de Jesus Crucificado

Por meio de um Decreto, o Arcebispo Dom José Francisco criou, canonicamente, o Santuário Arquidiocesano de Jesus Crucificado. A Igreja Paroquial Nossa Senhora da Conceição torna-se, pelo Decreto de 26 de janeiro de 2018, local de peregrinação de muitos fiéis que, com piedade buscam a Deus e para isso veneram a imagem de Jesus Crucificado.

Por Santuário entende-se a igreja ou lugar sagrado, onde os fiéis, em grande número, por motivo especial de piedade, fazem peregrinação com aprovação do Ordinário local (cf. cân 1230). A finalidade específica do Santuário é, propondo aos fiéis a mensagem evangélica, levá-los à comunhão com o Senhor, através da contemplação da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A História da Igreja de Nossa Senhora da Conceição em Porto das Caixas

A devoção à Nossa Senhora da Conceição começou no distrito de Porto das Caixas quando, após terem recebido uma sesmaria, em 1571, construíram em 19 de maio de 1595 a capela de Nossa Senhora da Conceição, em estilo barroco. Em 1718 foi ereta uma igreja de grandes proporções. Inácia das Neves, Senhora da Fazenda, em que se achava esta Capela, lhe fez Patrimônio em 130m de terras em Porto das Caixas.

A atual igreja é uma superposição de duas igrejas de partidos arquitetônicos idênticos. A primeira, de 1718, tinha proporções maiores e dela só restou a capela-mor e as ruínas das paredes externas laterais. A segunda versão, mais modesta, construção de nave principal e torre sineira, aproveitou a antiga capela-mor. A porta principal e as laterais da igreja são ainda autênticas, inclusive as ferragens. Merecem destaque as imagens de São Francisco de Assis, de Jesus Cristo Crucificado, de Jesus Cristo, de Santo Antônio, de São Benedito, de Santa Ana e de Nossa Senhora das Dores que datam do século XVIII; acredita-se que pertenciam ao Convento de São Boaventura e para aí foram quando aquele foi desativado em 1841. Também valiosa é a imagem de Nossa Senhora da Conceição, trazida de Portugal e já citada em 1640. A pia batismal, em pedra-sabão rosada, parece ter pertencido, também, ao convento São Boaventura. No centro da sacristia, vê-se uma laje com uma inscrição designando o túmulo do 1º Vigário de Itaboraí, Padre Lucas Vieira Galvão.

Endereço e Contato:

Endereço: Av. N. Sra. da Conceição, s/nº – Porto das Caixas, Itaboraí – RJ, 24830-080
Telefone: (21) 3639-6205
Celular e WhatsApp: (21) 98870-0396