Tradição em saquarema a Festa do Divino Espírito Santo completa 225 anos 

De acordo com o historiador Darcy Bravo, autor do livro “Minha Terra”, a Festa do Divino foi introduzida no município pelo Vigário Padre Antônio Moreira e a primeira festa foi presidida pelo Senhor Tomaz Cotrim de Carvalho em 1769, fazendeiro abastado, que construiu o coreto denominado Império do Divino e doou para a Igreja Matriz os objetos litúrgicos e as indumentárias, como a Coroa de Prata, o Resplendor do Divino Espírito Santo, o Bastão e as demais insígnias.

A Folia do Divino faz parte da cultura e da religiosidade da cidade de Saquarema, tendo mantido a tradição da Bênção da Mesa, uma espécie de “banquete coletivo”, quando se oferecem frutas, pão e vinho aos devotos.

A festa do Divino

A festa tem início no Domingo de Páscoa, quando a Folia do Divino começa a percorrer as ruas e estradas do município recolhendo doações e prendas nos bairros para a realização da Festa. Durante todo o tempo Pascal, a folia do Divino realiza a bênção das mesas nas casas onde são convidados, com a bandeira vermelha e instrumentos típicos. Geralmente os devotos oferecem almoço ou janta para os foliões.

A mesa é benzida primeiramente pelo Pároco e, depois, pela folia, que entre cânticos, também conhecidos como “toadas” invoca o Espírito Santo para que derrame suas bênçãos sobre os alimentos. Este culto religioso da bênção da mesa hoje é único no Estado do Rio de Janeiro e tem a farinha como o elemento principal.

Quinze dias antes da Festa é levantado o mastro do Divino, na colina da Igreja Matriz, em meio à cânticos entoados pelos foliões, repicar de sinos e fogos e nove dias antes da Festa é celebrada a Novena de Pentecostes.

Domingo de Pentecostes

No Domingo de Pentecostes, dia da culminância da Festa, o dia tem início com a Alvorada, às 6h, com participação da Banda de Música, repicar de sinos e queima de fogos. Às 10h, a Procissão sai da casa de um dos festeiros, com a presença da Folia do Divino e da Banda de Música. Nesse cortejo estão presentes as bandeiras do Divino – a bandeira do giro, carregada pelo povo e a bandeira de gala, carregada pela festeira. O Festeiro porta a coroa de prata tricentenária que é ladeada pelo Menino Imperador e sua corte, formada de crianças. À frente do “quadro”, vai o estandarte, com duas meninas vestidas de branco, carregando as fitas vermelhas.

A Procissão se dirige à Igreja Matriz, quando é celebrada a Santa Missa Solene de Pentecostes. Logo após, desce até o Império do Divino, onde é realizada a Bênção da mesa e doado almoço festivo a todos os paroquianos presentes. Na parte da tarde, na Praça, acontecem apresentações de dança e música, um leilão de prendas e a proclamação dos novos festeiros para o ano seguinte, com a passagem da bandeira e da coroa no Império do Divino.

Fé, Cultura e Tradição

Este ano a  procissão do mastro sai do Centro e segue até a Igreja matriz de Saquarema, no domingo, 05 de maio. O início da novena em preparação para Festa de Pentecostes será no dia 10, no Império do Divino com movimentos e pastoriais. Na igreja Maytriz será realizado o último dia da novena, 18, às 18h e, logo após a  Santa Missa.

No dia de Pentecostes (19), a grande alvorada contará com repicar dos sinos, queima de fogos e banda percorrendo as ruas do centro de Saquarema. Uma carreata sairá às 9h, com resplendor do Divino Espírito Santo, da rua ao lado da Escola José bandeira e às 10h a procissão sai da Rua Antenor Moreira, atrás do Forum da cidade.

A celebração Solene, presidida pelo pe. mauro Sérgio será às 11h, após uma procissão descerá e percorrerá as principais ruas do Centro. Ao chegar no Império do Divino, o Padre dará a  benção da mesa e após o almoço festivo é doado aos presentes.

Outros movimentos acontecem ao longo da tarde, como apresentações da catequese Infantil e o Ministério de Dança, ás 13h.  Para o Santo terço e Adoração ao Santíssimo, todos os fiéis são aguardados a partir das 15h30min. O encerramento dos festejos está prevista para às 19h.

Com colaboração de  Aluizio Almeida
Coordenador da PASCOM da Paróquia Nossa Senhora de Nazareth
Foto Arquivo Pascom

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share