Arquidiocese se reúne para a Missa dos Santos Óleos

A Arquidiocese de Niterói reuniu os fiéis em um momento de fé e renovação na Missa dos Santos Óleos, que aconteceu, ontem, dia 25 de março, no Ginásio Dom Bosco, em Santa Rosa, Niterói. A celebração, presidida pelo Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, e concelebrada pelo Bispo Auxiliar de Niterói, Dom Geraldo de Paula; pelo Arcebispo emérito, Dom Frei Alano; e o clero da Arquidiocese marcou a renovação dos compromissos sacerdotais pelos padres da Arquidiocese e a bênção dos três óleos utilizados em diversos sacramentos: Óleo dos Enfermos, Óleo dos Catecúmenos e Óleo do Santo Crisma.

Tradicionalmente realizada na Quinta-feira Santa pela manhã, a Missa dos Santos Óleos ,em Niterói, foi antecipada por razões pastorais. A distância geográfica entre algumas paróquias e a sede da Arquidiocese, somadas aos rituais da Semana Santa nas paróquias, dificultariam a participação dos padres em ambas as celebrações.

“Se meu olhar se desvia de onde encontra a salvação, faz muito bem para nós participar neste diálogo do salmista com o nosso Deus”, afirmou Dom José, reconhecendo a importância da fé na jornada sacerdotal. Ele ressaltou os desafios da missão, “uma tarefa dura que causa fadiga e nos leva ao cansaço em todas as suas formas”. Dom José mencionou o trabalho árduo dos padres, “muitos dos quais trabalham sozinhos em lugares perigosos e desafiadores”.

“Mas o nosso cansaço”, asseverou o Arcebispo, “é como um insenso que sobe silenciosamente ao céu. Ele se eleva diretamente ao coração do Pai”. Ele alertou para a tentação do descanso superficial, “como se o repouso não fosse uma coisa de Deus”.

“A nossa fadiga é preciosa aos olhos do Senhor”, salientou Dom José, citando a passagem bíblica: “Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos, que eu vos darei descanso”. Ele frisou a importância do descanso para a fecundidade sacerdotal: “Como é difícil aprender a repousar! Nisto reside a nossa confiança e a consciência de que ,também , nós somos ovelhas e necessitamos do pastor que nos ajude”.

Em outro trecho do seu Sermão, disse o Arcebispo: “O Evangelho de hoje proclama os compromissos dos sacerdotes: anunciar a boa nova aos pobres, proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista, libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor”. Dom José citou o profeta Isaías: “Por-te-ei a ti por restaurador de brechas, para que edifiques os fundamentos antigos; e chamar-te-ão reparador de trancas e restaurador de caminhos para que se habite a terra”. “Não são tarefas fáceis”, ponderou o Arcebispo, pois “Elas envolvem nossa capacidade de compaixão. São compromissos nos quais o nosso coração participa e se compadece”.

“As histórias do nosso povo não são noticiário. Compartilhamos com as pessoas, alegramo-nos e sofremos com elas, e o nosso coração também se desgasta. Mas isso é ter compaixão, é viver o tomar e comer, tomar e beber. E assim, a nossa vida se torna fecunda ao se doar no serviço, na proximidade com o povo de Deus, e a salvação de Jesus é comunicada aos irmãos.”, frisou ele em outro trecho de sua homilia.

A celebração prosseguiu com a Renovação das promessas sacerdotais e a Bênção dos Óleos. Óleo dos Enfermos: Simbolizando força e conforto para os enfermos, recordando a cura e a misericórdia de Deus, foi utilizado no Sacramento da Unção dos Enfermos, concedendo alívio espiritual e físico aos que sofrem. Óleo dos Catecúmenos: Simbolizando a preparação para o Batismo, representando a força do Espírito Santo na iniciação cristã, foi utilizado no Sacramento do Batismo, ungindo os catecúmenos antes da imersão na água, como sinal de purificação e renascimento. Óleo do Santo Crisma: Simbolizando a plenitude do Espírito Santo, confirmando a fé dos batizados e concedendo dons para a missão evangelizadora, foi utilizado no Sacramento do Crisma, ungindo os crismados na fronte, como sinal de maturidade na fé e compromisso com a Igreja.

A Missa dos Santos Óleos contou com a participação expressiva dos fiéis da Arquidiocese de Niterói, que lotaram o Ginásio Dom Bosco. Reveja aqui:

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share