Eis a Luz de Cristo: Celebração na Catedral reúne centenas de fiéis

Na noite de sábado, 30 de março de 2024, a Catedral Metropolitana São João Batista, no Centro de Niterói, se alegrou com a tradicional Vigília Pascal. Centenas de fiéis se reuniram para celebrar a “Mãe de todas as Vigílias”, momento solene que marca a Ressurreição de Jesus Cristo. A Vigília Pascal foi um momento de grande significado para a Igreja particular de Niterói.

Em uma linda celebração presidida por Dom José Francisco, Arcebispo Metropolitano de Niterói, a comunidade católica vivenciou a passagem das trevas para a luz, símbolo da vitória de Cristo sobre a morte. A Vigília Pascal iniciou com a bênção do fogo novo e procissão com o Círio Pascal, símbolo da luz de Cristo que ilumina o mundo.

Após a leitura das diversas leituras bíblicas e a proclamação do santo Evangelho, Dom José Francisco, Arcebispo de Niterói, proferiu o Sermão. Disse ele:

“Hoje, somos chamados a acompanhar as mulheres que vão ao túmulo ungir com perfumes o corpo de Jesus. No caminho, elas se perguntam sobre quem rolará a pedra do túmulo. Ao chegarem, ficam assustadas. A pedra foi retirada e um jovem, com uma túnica branca, anuncia: ‘Não vos assusteis! Vós procurais Jesus de Nazaré, que foi crucificado? Ele ressuscitou! Não está aqui! Vede o lugar onde o puseram. Ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele irá à vossa frente, na Galileia’. Como verdadeiros discípulos e missionários do Ressuscitado, somos chamados a testemunhar que Jesus ressuscitou.”, enfatizou o Arcebispo.

E prosseguiu, em outro trecho: “…Esse acontecimento não é um milagre qualquer do passado, mas um salto de qualidade na história da evolução da vida em direção à nova vida futura. É um mundo novo que, a começar do Cristo Ressuscitado, incessantemente, penetra nesse nosso mundo, transforma-o e o atrai a si. Nossa vida, agora, tem um sentido eterno, é chamada a ser eterna”.

” …Ele ressuscitou! Não está aqui! Ide dizer …

Amados irmãos e irmãs, vivamos, com alegria, a Páscoa, acolhamos o Cristo Ressuscitado em nossas vidas e que Ele seja o nosso verdadeiro presente de Páscoa. Que Ele encontre lugar em nossos corações, nos corações de nossas famílias e no coração do mundo. Que Jesus Ressuscitado possa abraçar, fortemente, cada um , com a grandeza de seu amor, que nos chama a anunciar a vida, com liberdade e paz. Santa e feliz Páscoa!”, finalizou o Arcebispo metropolitano de Niterói.

Após o sermão, Dom José Francisco batizou e crismou dois fiéis, completando a iniciação cristã de ambos. A celebração culminou com a renovação das promessas batismais e a Eucaristia, momento de comunhão e partilha da fé.

A Vigília Pascal foi um momento de profunda fé, esperança e alegria para os fiéis presentes. Os fiéis da Arquidiocese de Niterói se uniram para celebrarem o mistério central da fé cristã: a Ressurreição de Jesus Cristo, que nos garante a vida eterna.

A Vigília Pascal é a celebração mais importante do ano litúrgico para os católicos de todo o mundo. É um momento de profunda fé, esperança e alegria que marca a Ressurreição de Jesus Cristo, fundamento da fé cristã. A Vigília Pascal é um tempo de reflexão, oração e conversão, mas também de festa e celebração da vitória de Cristo sobre a morte.

Fotos: Bruno Teixeira @teixeira_brunim

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share