A Pastoral do Povo da Rua da paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Missão Angelus) juntamente com seu pároco, Pe. Humberto Marins, e toda a comunidade se uniram em um gesto de solidariedade e amor aos mais necessitados, neste Natal.
Com o objetivo de vivenciar o verdadeiro espírito natalino, a Paróquia propôs a todos os paroquianos, após o momento de oração na ceia do dia 24 , separar o primeiro prato para Jesus, na pessoa do pobre. Os paroquianos levaram as quentinhas vazias para suas casas e as trouxeram fartas, na manhã do dia 25.
Foram arrecadadas 330 refeições para serem distribuídas aos irmãos em situação de rua. Essa ação solidária proporcionou um momento de alimento e conforto para essas pessoas que, muitas vezes, são esquecidas e marginalizadas pela sociedade.
A solidariedade não parou por aí. Foram arrecadadas, também, garrafas de água, frutas, rabanadas, distribuídos com as refeições. Esses gestos simples, mas cheios de significado, trouxeram alegria e esperança para muitos moradores de rua em São Gonçalo e Niterói.
É importante ressaltar que o verdadeiro sentido do Natal vai além das festividades e presentes. É um momento de reflexão, de renovação da fé, de esperança e de amor ao próximo. Ao olharmos para essas pessoas que não têm com o que cear , que não têm com quem se confraternizar, devemos nos colocar em seu lugar e enxergar o próprio Cristo nelas.
Jesus, que se fez pobre por amor a nós, nos ensinou o caminho da humildade e da compaixão. Portanto, ao estendermos a mão para aqueles que mais precisam, estamos seguindo seus ensinamentos e vivenciando o verdadeiro significado do Natal.
Que o espírito de Natal, de fé, esperança e amor esteja sempre presente em nossos corações. Que possamos ser sensíveis às necessidades dos outros e agir em prol do bem comum. Que todos tenham um feliz Natal, repleto de paz, amor e esperança em um mundo melhor, onde a solidariedade e o respeito ao próximo sejam valores fundamentais.
Texto e fotos: Padre Humberto Marins e Diácono Mussolini Moret