Comemorações de Corpus Christi têm início no vicariato São Gonçalo 

Sob a regência do maestro Gerly Sueth , a Orquestra Filarmônica Metropolitana do município de São Gonçalo se apresentou na noite desta segunda-feira (05), na Matriz de São Gonçalo de Amarante, iniciando as celebrações de Corpus Christi na cidade.      

Como disse Ana Mesquita, que faz parte da coordenação do evento na cidade, “a presença da orquestra vem – se tornando tradição na semana da festividade e o público presente contemplou um repertório com grandes clássicos e referências ao sagrado”. A série “Ametista” do concerto sacro contou com recital e orquestra de câmara, e teve no repertório músicas como Anima Christi (Frisana), Ave Maria (Gounod), Panis Angelicus  (César Franck) e Ave Verum Corpus ( Mozart).   

 Além da série “ Ametista” , a Orquestra Filarmônica também apresenta séries como “Introdução ao Brasil”, somente com músicas brasileiras; “Platina” que homenageia grandes compositores musicais, “Música de Cinema”, com clássicos repertórios cinematográficos e “Brasil Vivo”, transformando a música popular brasileira em música de concerto. De acordo com o diretor, Gustavo Fernandes, o objetivo é seguir captando recursos e patrocinadores para expansão do projeto e ida da orquestra a muitos lugares.  

Padre André Luis, vigário episcopal de São Gonçalo, conta que o repertório é preparado especialmente para a noite: “Escutamos hoje músicas que facilmente nos remetem ao sagrado e à festa que vamos celebrar, o que só aumenta o sentimento de gratidão pelo esforço de toda a equipe por nos proporcionar tamanha arte”.  

Ao total , foram 21 músicos profissionais que se apresentaram, mas o diretor artístico da filarmônica, explica que  a orquestra faz parte do Instituto dos Sonhos, que conta com quase 20 anos de história e trabalha com arte e cultura do terceiro setor. “Importante ressaltar que nas dependências da paróquia, 120 alunos estão sendo formados musicalmente e podem se tornar membros em uma orquestra profissional”, conclui Gustavo.  

Os interessados podem buscar informações através do Instagram @filarmonica.metropolitana e @institutodossonhosoficial 

Por Íngrid Bianchini com informações de Ana Mesquita
Fotos: Edu Gomes

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share