Dom José: A pandemia foi um chamado a pensar sobre o respeito para com a criação

Com as bênçãos e os objetivos de rezar e pedir a intercessão da Mãe Aparecida, milhares de romeiros da Arquidiocese de Niterói se dirigiram ao Santuário Nacional de Aparecida, no sábado, 15 de julho, para a Peregrinação Arquidiocesana 2023. Uma festa de fé, unidade, alegria e, sobretudo, peregrinação. O dia de oração na Casa da Mãe Aparecida começou com o Santo Terço, na Tribuna Aloísio Lorscheider, onde os fiéis rezam com os seus pastores.

A Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida estava completamente lotada para a Missa das 12h, ocasião da Celebração Eucarística , presidida pelo Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, em torno do Altar Central.

Ao iniciar a homilia, Dom José Francisco saudou os peregrinos e romeiros da Arquidiocese de Niterói. “Querido irmão no episcopado Dom Geraldo de Paula, nosso Bispo Auxiliar, queridos filhos e irmãos padres, diáconos, consagrados e consagradas, seminaristas, cristãos leigos e leigas da Arquidiocese de Niterói e de outras localidades de nosso país. Minha saudação carinhosa àqueles que nos acompanham pela TV Aparecida e pelas redes sociais de nossa Arquidiocese.”, disse o Arcebispo.

E prosseguiu: “Justifico a ausência do nosso Arcebispo emérito Dom Alano, que está em comunhão conosco na oração. Louvamos e bendizemos a Deus pelo retiro do nosso clero, realizado nesta semana, aqui em Aparecida e concluído , ontem , sob a orientação de Dom Luiz Ricci – Bispo de Nova Friburgo, por quem rezamos com o coração agradecido.”.

Ainda no sermão, Dom José Francisco destacou: “Com fé, alegria e em romaria, mais uma vez, o povo do mar da Arquidiocese de Niterói, visita a Senhora das Águas. Mais uma vez, somos peregrinos neste Santuário Nacional. Visitar a casa da Mãe Aparecida é sempre uma experiência feliz, com a oportunidade de ouvir a Palavra de Deus, celebrar a misericórdia divina no sacramento da confissão, alimentar-se com o pão da vida na Eucaristia. Visitamos este santuário, também, para louvar, agradecer e apresentar nossos pedidos a Deus, com a intercessão da mãe Aparecida.”.

“A pandemia foi um chamado a pensar sobre o respeito para com a criação. Julgando que podíamos tudo, esquecemo-nos de que somos parte da criação. Nós somos os cuidadores ou destruidores da vida do planeta.”, expressou essa preocupação o Arcebispo Metropolitano de Niterói.

Ao concluir a homilia, o Arcebispo rezou, pedindo à Nossa Senhora sua intercessão, para que: “Aqui, em romaria, na casa daquela que sempre confiou nas promessas de Deus, peçamos à Mãe Aparecida que nos ajude a ser um terreno bom e fecundo, assumindo nossa responsabilidade no cuidado com a casa comum, que não deve ser destruída, mas sim preservada. Assim, vamos semeando com Jesus as sementes de um mundo novo para as novas gerações.”, concluiu Dom José.

Após a Missa, Dom José Francisco e Dom Geraldo de Paula cumprimentaram os fiéis que rezaram com eles.

Por João Dias
Fotos: Adigar José
Print: Thiago Maia – Reprodução TV Aparecida

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share