A Paróquia de Nossa Senhora das Neves, a única dedicada a Santa Maria Maior na Arquidiocese, situada na Rua Doutor Oliveira Botelho, sem número, Neves, São Gonçalo, estará em festa, entre os dias 2 a 7 de agosto. No dia 4 de agosto, quinta-feira, às 19h, Dom José Francisco, Arcebispo Metropolitano de Niterói, preside a Santa Missa em honra a Virgem das Neves.
Segundo o portal A12, “depois da proclamação do dogma da Maternidade divina de Maria no Concílio de Éfeso (ano 431), o Papa Sixto III consagrou em Roma uma Basílica em honra da Virgem, chamada posteriormente Santa Maria Maior. É a mais antiga igreja dedicada a Nossa Senhora”.
“(…) Santa Maria Maior é também invocada como Nossa Senhora das Neves, devido a uma antiga lenda, segundo a qual um casal romano, que pedia à Virgem luzes para saber como empregar a sua fortuna, recebeu em sonhos a mensagem de que Santa Maria desejava que lhe fosse erigido um templo, precisamente num lugar do monte Esquilino, que aparecesse coberto de neve. Isto aconteceu na noite de 4 para 5 de agosto, em pleno verão: no dia seguinte, o terreno onde hoje se ergue a Basílica amanheceu inteiramente nevado”.
“(…) Segundo uma piedosa lenda, certo patrício romano chamado João, de comum acordo com a sua esposa, resolveu dedicar os seus bens a honrar a Mãe de Deus, mas não sabia ao certo como fazê-lo. No meio da sua perplexidade, teve um sonho – como também o teve o Papa – pelo qual soube que a Virgem desejava que se construísse um templo em sua honra, no monte Esquilino, que apareceu coberto de neve – coisa insólita – no dia 5 de agosto”.
Na Paróquia dedicada à Santa, no bairro de Neves em São Gonçalo, terá uma vasta programação para celebrar a Senhora das Neves. Confira a programação dessa festa:
Por João Dias
Arte: divulgação