Neste dia 10 de novembro, todos os fiéis da Arquidiocese de Niterói são convidados a renderem louvores a Deus, pelo dom do Sacerdócio do Arcebispo Metropolitano de Niterói. Todos são convidados a agradecer por mais um ano de serviço e doação de seu pastor, Dom José Francisco Rezende Dias.
Sabemos que Deus o chamou, configurando-o à sua semelhança, confiando a ele uma missão. Como Jeremias, o grande profeta, diz: “Antes de formar-te no seio materno te conhecia, antes de nascer, eu já te havia consagrado, e te estabeleci profeta das nações”.
Estas palavras fazem tremer a alma sacerdotal, pois Deus convida os sacerdotes para uma vocação santa, não devido às suas obras, mas segundo o seu propósito e a sua graça. A mãe Igreja nos ensina que os sacerdotes podem agir com liberdade, amar com o mesmo amor de Deus e têm por missão dar o perdão, a paz, o amor e a vida, como Cristo o fez.
Não se pode celebrar um aniversário de ordenação sacerdotal, sem antes elevar os olhos para o primeiro e supremo sacerdote, Nosso Senhor Jesus Cristo, que com Sua beleza e proposta, o arrasta em seu amor e o conduz à oblação de sua vida.
Assim, o sacerdócio de Dom José Francisco brota do amor de Cristo, que ofertou a Sua vida e a do amor misericordioso do Pai, que quis salvar todos os homens.
Podemos afirmar que comemorar o aniversário de ordenação é comemorar a vida, pois o sacerdote não é , apenas, o homem da liturgia, mas aquele que faz da sua vida um culto litúrgico, uma entrega, uma doação. Parabéns, Dom José Francisco, pelos seus 43 anos de ordenação sacerdotal! Que Deus o abençoe e conduza seus passos, rumo à santidade almejada.
Por João Dias
Arte: Thiago Maia