Teve início ontem, 28 de março, o Tríduo Pascal, período que celebra os últimos momentos da vida de Jesus Cristo, sua morte e ressurreição. Dom José Francisco e Dom Geraldo de Paula presidiram celebrações da Santa Missa da Ceia do Senhor, que marca o início do Tríduo.
Em Rio Bonito, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Dom José Francisco presidiu a missa, concelebrada pelos padres Pedro Pereira de Moraes e Eloy Rodrigues. Na homilia, Dom José destacou a importância da celebração para a fé dos católicos: “O Tríduo Pascal é o momento mais importante do ano litúrgico, quando meditamos o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. É tempo de reflexão, oração e penitência, mas também de esperança e alegria pela vitória de Cristo sobre a morte”.
Na Catedral Metropolitana de São João Batista, no centro de Niterói, Dom Geraldo de Paula celebrou a missa para uma grande assembleia de fiéis. Em sua homilia, Dom Geraldo enfatizou o amor de Cristo pela humanidade, manifestado em seu sacrifício na cruz: “Com a celebração da Ceia do Senhor, iniciamos o Tríduo Pascal, um tempo de profunda reflexão sobre o amor de Deus por nós. Jesus, por amor, se entregou à morte para nos salvar. As leituras de hoje nos convidam a meditar esse amor infinito e a renovar nossa fé em Cristo ressuscitado”.
Após a Santa Missa, em ambas as paróquias, houve a transladação do Santíssimo Sacramento onde os fiéis puderam venerá-lo e adorá-lo até às 15h da Sexta-feira Santa, único dia do ano litúrgico em que não há celebração da Eucaristia.
O Tríduo Pascal prossegue, hoje, com a Celebração da Paixão do Senhor, na Sexta-feira Santa, e culmina com a Vigília Pascal e a Solenidade da Ressurreição de Jesus Cristo, no Sábado Santo e Domingo de Páscoa, respectivamente.
Momentos marcantes das celebrações:
- O lava-pés, realizado por Dom José Francisco e Dom Geraldo de Paula, como símbolo do serviço e da humildade de Jesus.
- A adoração ao Santíssimo Sacramento, momento de oração e reflexão sobre o amor de Cristo pela humanidade.
- O silêncio e a sobriedade das celebrações, que convidam os fiéis à meditação sobre o mistério da paixão e morte de Jesus.
Significado do Tríduo Pascal
O Tríduo Pascal é o momento mais importante do ano litúrgico para os católicos. É um tempo de reflexão, oração e penitência, mas também de esperança e alegria pela vitória de Cristo sobre a morte. Através das celebrações do Tríduo Pascal, os fiéis são convidados a reviver os últimos momentos da vida de Jesus Cristo e a fortalecer sua fé em sua ressurreição.
Fotos em Rio Bonito: PASCOM
Foto na Catedral: Bruno Teixeira