Visita aos Dicastérios para a Doutrina da Fé e para a Cultura e Educação

Ainda durante a manhã do terceiro dia da Visita Ad Limina Apostolorum, os Bispos do Regional Leste 1 da CNBB visitaram os Dicastérios para a Doutrina da Fé e para a Cultura e Educação. A manhã deste dia 5 de outubro teve início com a visita ao Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Em seguida, eles puderam visitar mais dois Dicastérios.

Na visita ao Dicastério para a Doutrina da Fé, o Bispo da Administração Apostólica Pessoal de São João Maria Vianney, Dom Fernando Arêas Rifan, proferiu o discurso em nome do Regional ao prefeito do Dicastério, o Cardeal Luis Francisco Ladaría Ferrer, S.J. No discurso, Dom Rifan reafirmou o compromisso da Igreja do Estado do Rio de Janeiro, com o Papa Francisco.

“Eu que fiz a comunicação do Rgional para a Congregação. Nós agradecemos muito a Congregação para Doutrina da Fé as orientações da Defesa da Fé.”, destacou ele. Dom Rifan prosseguiu, reafirmando o compromisso do Regional Leste 1, no combate à “pedofilia, estamos unidos ao Santo Padre, o Papa.”, ressaltou o Bispo.

“…Reafirmamos o compromisso e a união com a Santa Sé, através da Congregação para a Doutrina da Fé e estabelecendo assim a união com o Santo Padre o Papa.”, finalizou ele.

Veja a seguir matéria de Luciana Martins e Paulo Júnior para a Rede Vida sobre este compromisso:

O último compromisso dessa manhã foi a visita ao mais novo Dicastério da Santa Sé, cuja finalidade é acompanhar as temáticas referentes à Cultura e à Educação. O organismo foi criado a partir da promulgação da Constituição Apostólica “Praedicate Evangelium“, que unificou a Congregação para a Educação Católica com o Pontifício Conselho para a Cultura, em junho deste ano. Coube ao Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Antônio Luiz Catelan Ferreira, proferir o discurso.

Na saudação ao Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, o Cardeal José Tolentino de Mendonça disse: “…estamos vivendo esse momento em seu profundo sentido eclesial de comunhão eclesial com o Sucessor de São Pedro e com seus colaboradores mais próximos.”, e prosseguiu: “cumprimentamos a ambos, Prefeito e Secretário deste Dicastério, pela recente nomeação, fazemos nossos melhores votos para seu trabalho e reafirmamos nossa comunhão e disponibilidade para colaboração.”

Dom Catelan destacou ainda o desafio pós – pandemia e a Pastoral da Educação. Analisou ele: “…o desafio é representado pela paralisação consequente do período da pandemia do coronavírus. Sem entrar em seus particulares, bem conhecidos, temos presente que as consequências mais nefastas, no âmbito da cultura e da educação, foram sofridas pelos mais pobres e elas, segundo os especialistas, se farão ainda sentir, principalmente no âmbito da educação, por muitos anos. As desigualdades sociais resultantes da pobreza se acentuaram ainda mais.”, acrescentou ele.

“A realização que queremos destacar, e o fazemos com alegria, é um aspecto compartilhado pelas nossas Igrejas no Regional, a Pastoral da Educação. Ela começou a ser estruturada desde o ano de 1997. Desde o ano de 2001, ela realiza encontros regionais. Atualmente, ela está presente e atuante em todas as dioceses do Regional. Realizando encontros bimestrais, esse organismo pastoral acompanha o desenvolvimento das ações locais planejadas para atender às necessidades permanentes dos agentes da pastoral e das pessoas envolvidas nos processos educacionais.  Promove, também, a interação com o setor educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Entre suas ações, destaca-se a mobilização para a implementação e efetivação do Ensino Religioso Confessional na Rede Pública Estadual.”, enfatizou, Dom Catelan.

Sobre o “Pacto Educativo Global, profeticamente proposto pelo Papa Francisco, com base no humanismo cristão, e as ações que estão sendo retomadas a partir do período da pandemia, oferecem inspiração, estímulo e referencial para uma atuação significativa, focada no diálogo e na colaboração, em vista da promoção da cultura do encontro.”, destacou ele.

“Somos muito agradecidos pela atenção que o Pessoal do Dicastério dedicou aos vários aspectos da preparação desse momento de diálogo, e pelo acolhimento fraterno que estamos recebendo nesse momento. Nosso muito obrigado.”, finalizou o Bispo Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Veja a seguir matéria de Luciana Martins e Paulo Júnior para a Rede Vida sobre este compromisso:

A Visita Ad Limina segue com a visita ao Dicastério para a Comunicação, às 16h, em Roma – às 11h, de Brasília. Os Bispos do Estado do Rio de Janeiro seguem na visita até sábado, dia 8 de outubro, quando ocorrerá a Reunião de avalição da Visita Ad Limina Apostolorum no Colégio Pio Brasileiro, em Roma.

VEJA IMAGENS DA VISITA AOS DICASTÉRIOS PARA A DOUTRINA DA FÉ E PARA A CULTURA E A EDUCAÇÃO DURANTE A VISITA AD LIMINA DOS BISPOS DO REGIONAL LESTE 1 – CNBB:
Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share