Parabéns, Dom José Francisco, pelos 44 anos de Ordenação Sacerdotal

A Arquidiocese de Niterói rende graças a Deus pelo aniversário sacerdotal de seu Arcebispo. Dom José Francisco, Arcebispo Metropolitano de Niterói, celebra, hoje, dia 10 de novembro, o 44º aniversário de Ordenação Sacerdotal. Rogamos a Deus por sua saúde, sabedoria e força, na entrega a Deus e nos trabalhos pastorais. Que Jesus e Maria o abençoem!

Breve história do Arcebispo Metropolitano

O Arcebispo de Niterói foi ordenado presbítero em sua cidade natal, no dia 10 de novembro de 1979. Exerceu funções como Vigário Paroquial, nas paróquias de Silvianópolis, Carvalhópolis, Turvolândia, Paraisópolis e Sapucaí Mirim, todas em Minas Gerais, entre 1979 e 1983; foi Reitor do Convívio Teológico São José, em Taubaté – SP – onde moravam e estudavam os seminaristas de Teologia da Arquidiocese de Pouso Alegre – MG, de 1983 a 08.1987; Diretor Espiritual e Reitor do Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre – MG, de 1990 a 07.1993; Pároco da Paróquia de Santa Rita de Caldas – MG, de 08.1993 a 01.1996; Diretor do Instituto Teológico Interdiocesano São José, hoje, Faculdade Católica, entre 02.1996 e 1999; Formador dos Seminaristas de Teologia; Vigário Geral da Arquidiocese de Pouso Alegre, de 06.1997 até ser nomeado Bispo da mesma Arquidiocese, e Reitor da Comunidade Teológica, Seminário da mesma Arquidiocese, em 2000.

Dom José Francisco foi ordenado Bispo, no dia 2 de junho de 2001, após ser eleito Bispo Titular de Turres Ammeniae e Auxiliar da Arquidiocese de Pouso Alegre – MG, pelo Papa João Paulo II, hoje, São João Paulo II, em 28 de março de 2001.

Dom José Francisco Rezende Dias tomou posse como Arcebispo da Arquidiocese de Niterói, no dia 12 de fevereiro de 2012, em cerimônia realizada no Ginásio Caio Martins, em Icaraí.

Iniciou o pastoreio, realizando visitas pastorais às paróquias da Arquidiocese de Niterói e, no dia 12 de maio de 2012, inaugurou a nova Capela do Seminário Arquidiocesano de São José.

Em seu governo, foi retomado o projeto de construção da Nova Catedral São João Batista, no Caminho Niemeyer, atualmente , na fase das fundações.

“Os Bispos, sucessores dos Apóstolos, assumem na liberdade a responsabilidade plena de se entregarem ao serviço do Evangelho, sabedores que carregam um tesouro em vasos de barro (cf. II Cor 4,7). Eles são constituídos Pastores da Igreja, com a missão de ensinar, santificar e guiar, em comunhão hierárquica com o Sucessor de Pedro e com os outros membros do Colégio Episcopal.” (Apostolorum Successores, Introdução).

A Arquidiocese de Niterói, imbuída pelo espírito de gratidão a Deus e exultante de alegria, parabeniza o seu Arcebispo, Dom José Francisco Rezende Dias, pela passagem do seu aniversário de Ordenação Sacerdotal. Ao mesmo tempo, eleva aos céus preces pela sua vida e vocação, a serviço da Igreja, entregando-a num total espírito de doação e despojamento de si mesmo, em prol da construção do reino de Deus. Parabéns, Dom José Francisco. Deus o escolheu!

Por João Dias
Arte: Thiago Maia

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share