São muitas as palavras, mas a beleza e a benção da Solenidade de Corpus Christi pode ser definida como um belo dia de grande louvor e gratidão a Deus. Após dois anos produzindo tapetes de maneira virtual, a alegria foi completa para toda a comunidade da Arquidiocese de Niterói que retornou às ruas, para a confecção dos tradicionais tapetes de sal, manifestando em ato público a presença de Jesus Vivo, no meio de seu povo.
No município de São Gonçalo, onde é considerado o maior tapete da América Latina, com dois quilômetros de extensão, forma mais de 200 tapetes que embelezaram o centro da cidade. O Bispo Emérito, Dom Alano Maria Pena, presidiu a Missa Solene de Corpus Christi, para milhares de fiéis que se reuniram em frente a Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante.
Um verdadeiro momento de união entra paróquias, movimentos, novas comunidades e voluntários que com o coração cheio de saudade passaram também o dia, no centro de Niterói, demonstrando a fé através da sua arte. Ao final da tarde Dom José Francisco, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Niterói, presidiu a Solenidade e após a procissão, abençoou a todos, com o Santíssimo Sacramento.
No Vicariato Oceânico, os fiéis se uniram na Missa Solene, após confeccionarem os tapetes. A procissão que lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida, aconteceu após a missa, com a Benção ao povo de Deus.
“Aquele que se alimentam do Corpo e Sangue do Cristo na eucaristia estão reunidos pela graça do Espírito Santo num só corpo e formam um único povo santo de Deus”
Dom José Francisco Rezende Dias
Por Íngrid Bianchini