Portal da Arquidiocese ganha menu “Transparência”

Portal da Arquidiocese lançou o menu “Transparência”, com os “sub-menus” Demonstrações Contábeis, Parcerias com Órgãos Públicos e Certificações. A iniciativa é dos Setores Contabilidade, Assistência Social e Comunicação, e tem por objetivo a transparência com o governo e a sociedade.

Segundo o Contador e Gerente do Setor de Contabilidade da Arquidiocese de Niterói, Octávio da Costa Nunes,” a Mitra Arquidiocesana de Niterói, tratando pela frieza da linguagem do Código Civil, é uma entidade do Terceiro Setor que atua no ramo da atividade religiosa, no entanto, atuando também na área de Assistência Social e Educacional em parceria direta e indireta com a esfera governamental, chamada de Primeiro Setor.”, destacou ele.

“Como parceria direta com o Governo, temos a Creche Dom Orione, alocada na Paróquia de São Francisco Xavier, em São Francisco – Niterói, e o Albergue da Misericórdia, em Vista Alegre – São Gonçalo, que recebem verbas de suas respectivas prefeituras para o financiamento dos seus projetos educacional e social.”, destaca Octávio Nunes.

Sobre a parceria com o governo, destacou o contator e gerente do Setor de Contabilidade, disse: “Já a parceria indireta da Mitra com o Governo, esfera federal, é constituída através do CEBAS (Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social), que nos beneficia com a isenção de Contribuições Sociais, representando um valor significativo de redução de tributos, em contrapartida aos serviços sociais e educacionais prestados através de nossas paróquias e demais filiais.”.

“Dentre as exigências destas parcerias está a publicação das Demonstrações Contábeis da entidade, outrora realizada em jornais de boa circulação, as Prestações de Contas com os Programas Sociais das esferas municipais e os demais documentos que envolvem a relação entre estes setores da sociedade civil. A Mitra Arquidiocesana de Niterói, prezando pela transparência das suas relações com o Governo e com sua sociedade, dispõe os documentos exigidos por essas parcerias e outros julgados como importantes para o conhecimento de todos.”, finalizou ele.

Por João Dias
Foto: print

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share