PADRE DOUGLAS: “Eu vos amo, ó Senhor, porque sois a minha força!” (Sl 17,2)

O que nós proclamamos agora, com o Salmo 17, é na verdade, como uma declaração de amor que nós fazemos ao Senhor, mas ao mesmo tempo é também, uma declaração da nossa dependência a Ele.  Todos nós, hoje, com essa palavra, nos reconhecemos diante do Senhor, necessitados dEle de tal maneira que refugiados no Senhor, nós experimentemos aquilo que Paulo escreve aos  Romanos: “O que nos separará do amor de Deus? Fogo, tribulação, perigo, nudez, espada? Em tudo isso, somos mais que vencedores, graças Àquele que nos amou primeiro.” (Rm 8,35ss) Na verdade, o que nós rezávamos, dizendo que o Senhor é a nossa força, é nossa rocha, nosso refúgio, nossa salvação! é Ele que nos abriga, é a certeza que nós hoje temos e dizemos para nós mesmos, de que precisamos dEle e queremos contar com Ele todos os momentos da nossa vida. E isso só é possível porque Ele nos amou primeiro.

É curioso, que ao escutarmos a liturgia da palavra, nesse final de semana, nós talvez digamos, imediatamente, que é a liturgia dos dois principais mandamentos, os mandamentos mais importantes. Mas talvez nos esquecêssemos do primeiro, que é anterior aos que Jesus apresentou no evangelho. O primeiro e mais central mandamento, pra nós, é, na verdade, tomar consciência de que Deus nos ama. Nós, às vezes queremos amar o outro, queremos amar a nós mesmos,

queremos amar a Deus e nos esquecemos de experimentar o amor de Deus por nós, de nos lembrarmos de que se nós hoje estamos aqui, é porque Ele nos amou, e se continuamos aqui, é porque Ele continua nos amando e nos sustentando no Seu amor.

Mas para que isso aconteça, nós precisamos então acolher o que Moisés dizia na primeira leitura (Dt 6,2-6). Quando hoje nós ouvimos esse trecho, do livro do Deuteronômio, talvez não tenhamos claro diante de nós, o  que era para o povo de Israel viver a Torá. O povo de Israel não apenas precisava guardar e viver 10 mandamentos, como nós aprendemos na nossa catequese, o povo de Israel precisava viver 613 preceitos. Não só o povo não daria conta de viver, como não conseguiria  nem saber todos eles.

Por isso, Moisés, em nome de Deus, mostra pro povo o que é o essencial O mais importante é, exatamente, amar esse Deus sobre todas as coisas, mas não amá-lO da boca pra fora, não amá-lO, por exemplo, quando tudo vai bem, mas amá-lO com todas as nossas forças, amá-lO com tudo aquilo que somos e temos.

E para que isso aconteça, nós precisamos acolher o que Moisés acabou de nos dizer: “Ouve, Israel, e cuida de os pôr em prática”. E continua Moisés,  “Ouve Israel, o Senhor nosso Deus é o único senhor.” Para que isso aconteça, meus irmãos, nós precisamos aprender a escutar o Senhor! E se tem algo cada vez mais difícil, para nós, hoje, é  escutar o Senhor.  Nós estamos envolvidos em tantos barulhos, em tantas coisas que nos distraem, tiram o nosso foco, que de fato, é difícil escutar o Senhor, é difícil escutar um Senhor que nos fala como falou a Elias (1Rs 19,12), na brisa suave…. é difícil escutar o Senhor, quando nós estamos falando demais, quando nós fazemos barulho demais, quando nós, por exemplo, entramos na igreja, imediatamente, nós temos o que falar com Deus e começamos a falar, mas nem sempre entramos na igreja com a disposição de escutá-lO! Até poderíamos perguntar a nós mesmos, ‘o que Deus está nos falando? o que Ele quer nos falar?  Só escutando o Senhor  vamos aprender a escutar e a escutar os outros.

Nós não sabemos mais escutar… nós sabemos falar… somos educados assim desde pequenos, nossos pais faziam conosco o mesmo que faziam com um papagaio: ‘fala papai, repetimos, fala mamãe, repetimos; agora fala vovó,  repetíamos, e faziam festa porque nós estávamos falando! Quem de nós, quando era pequeno, ouvia os nossos pais dizendo, ‘agora você vai ficar quietinho, pra ouvir  o que eu estou dizendo!’

E com isso, meus irmãos, nós vamos crescendo, não sabemos mais escutar, não sabemos escutar a nós mesmos, não sabemos escutar os outros, não sabemos escutar muito menos a Deus. A liturgia de hoje nos convida a um silenciar externo e interno, para escutar o Senhor que nos dirige Sua palavra, e nos convida hoje a reconhecê-lO como o centro, como o Senhor, e não colocar nada nem ninguém no lugar que é dEle, na nossa vida. O lugar dEle é o lugar da pedra angular, e nada pode entrar nesse lugar, porque quando nós vamos colocando coisas e pessoas nesse lugar, à medida que as perdemos vamos nos sentindo desamparados e perdidos, porque estamos sem a nossa base. Agora, quando é o Senhor nossa base podemos enfrentar de tudo um pouco, ventos contrários sempre teremos, mas continuamos solidificados naquele que é o alicerce da nossa vida.

Que possamos hoje pedir ao Senhor a graça de experimentarmos, profundamente, o Seu amor, para que assim, nós possamos responder  amor com amor. Possamos amá-lO acima de tudo, possamos também amar uns aos outros, não um amor qualquer, amor de poesias, de novelas e de músicas, muito menos um amor de redes sociais, mas um amor concreto, que se dá no dia a dia e, sobretudo, que sejamos capazes de amar os outros como a nós mesmos. Talvez um desafio para nós, hoje, seja até nos amarmos. Às vezes a gente quer amar o outro mas não sabe se amar, é preciso se amar, é preciso se cuidar, para que a gente ame também o outro, para que a gente cuide também do outro, essa ideia de uma entrega total da vida, quando nós não temos vida para entregar, não tem sentido. O Senhor pede de nós hoje, a capacidade de amar a nós mesmos, para que possamos também amar os outros.

Que o Espirito de Deus, aquele a que chamamos o amor entre o Pai e o Filho, seja derramado sobre nós nessa eucaristia, e nos ajude a experimentar, no mais íntimo de nós, um Deus que nos ama, e nos ama, apaixonadamente, e que assim, nos faz capazes também, de amá-lO, de nos amar e de amar uns aos outros.

Eu vos amo, ó Senhor, porque sois a minha força.

Arte: Thiago Maia

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

https://sr-accord.com/slot/?hw=bwin+game
ทำความรู้จักกับ
สล็อตเว็บจริง100%
tkb696
https://saclab.com/fckslot/?hw=8bitslot
ดลองเล่นสล็อต pg
ทดลองเล่นสล็อต
ทดลองเล่นสล็อต
บาคาร่า
สล็อต
pg slot
บาคาร่า
ทดลองเล่นสล็อตฟรี
tkb696
ทดลองเล่นสล็อต
สล็อตเว็บตรง
สล็อตเว็บตรง
สล็อตเว็บตรง
สล็อตทดลอง
ทดลองเล่นสล็อต
ซุปเปอร์สล็อต
tkb138
สูตรสล็อต pg ทดลองเล่นฟรี
tkb138
คาสิโนออนไลน์เว็บตรง
เว็บบาคาร่า
ทดลองเล่นสล็อต
สล็อต ดาวน์โหลด รับเครดิตฟรี
สล็อต
ทดลองเล่นสล็อต
tkb138
https://www.hotelalbora.com/
https://tkb108.co/register
สล็อตเว็บตรง100%
betflix
สล็อตเว็บตรง100%
sbobet
sa gaming
สล็อต
tkb138
tkb138
https://titanium-hotel.com/
tkb138
ทดลองเล่นสล็อต
สล็อต
อันดับแรก
ทดลองเล่นสล็อต
แจกเครดิตฟรี 100%
ทดลองเล่นสล็อตทุกค่ายฟรี
ทดลองเล่นสล็อต
คาสิโน
tkb108
tkbneko
ทดลองเล่นสล็อต
https://afetplatformu.org.tr/izmir-depremi/
สล็อต888
สล็อต
สล็อต
สล็อตเว็บตรง
คาสิโน
ทดลองเล่นสล็อตมาจอง pg
ทดลองเล่นสล็อตทุกค่ายฟรี
Postagens Relacionadas
Total
0
Share