Encontro de Bispos que aconteceria este ano em Aparecida foi transferido para abril de 2026
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) decidiu suspender a 62ª Assembleia Geral, que seria realizada entre os dias 30 de abril e 9 de maio deste ano, no Santuário Nacional de Aparecida (SP). A decisão foi tomada nesta segunda-feira, 21 de abril, durante uma reunião extraordinária do Conselho Permanente, após a notícia da morte do Papa Francisco.
“Consternados com a notícia da morte do Papa Francisco, mas com esperança pascal, o Conselho Permanente reuniu-se nesta data, extraordinariamente […] e deliberou a suspensão da 62ª Assembleia Geral”, informou Dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB.
Diante da dificuldade de definir novas datas e um novo local para ainda este ano, a CNBB optou por transferir o encontro episcopal para o período ordinário de 2026. A nova data já está marcada: de 15 a 24 de abril de 2026, novamente em Aparecida.
A CNBB pede que todas as dioceses reservem, desde já, esse período. A Assembleia é o momento em que os bispos do Brasil se reúnem para refletir sobre os caminhos da Igreja e discutir temas relevantes para a missão evangelizadora e para a sociedade.