No último final de semana, 08 e 09 de julho, o Congresso Arquidiocesano Nacional para Novas Comunidades, em São Francisco, Niterói – RJ, teve como tema “Somos todos teus Maria, (Jo 19, 26-27)”.
O evento contou com a presença de inúmeros integrantes, dentre eles, os membros das Comunidades Católica Shalom, Santos Anjos, Cristo Crucificado, Divina Luz, Dom de Deus, Divina Cruz, Servir, além de fundadores de diversas comunidades. Eles participaram das palestras, adoração ao Santíssimo Sacramento, momentos de oração e celebrações da Santa Missa.
Esta edição do Congresso contou com a presença dos palestrantes: Maria Francisca, fundadora da Comunidade Oásis; Raquel Carpenter, Fundadora da Comunidade Água Viva; Padre Wagner Ferreira, presidente da Comunidade Canção Nova; Paulo e Lívia Diniz, Fundador e Co- Fundadora da Comunidade Santos Anjos.
A Santa Missa de sábado (8), foi presidida por Dom José Francisco Rezende Dias, Arcebispo Metropolitano de Niterói e contou com a presença de diversos sacerdotes convidados, como Pe. Wagner Ferreira (presidente da comunidade Canção Nova), Padre Ricardo Mota, da Arquidiocese de Niterói (vocacionado da comunidade Colo de Deus), Frei Francisco Maria da Diocese de Campos, Pe. Antônio Aguiar (Fundador da Comunidade Anunciadores da Misericórdia), Pe. João Ednaldo (Comunidade Anunciadores do Reino), e diáconos convidados.
Na homilia (Mt 11,25-30), Dom José destacou a presença bonita e a expressão de comunhão das várias comunidades de nossa Arquidiocese e de outras Dioceses, como oportunidade de partilharmos experiências e estarmos buscando sempre o melhor caminho, segundo a vontade de Jesus. E, diante do Tema deste ano: Somos todos teus, Maria , “com esse desejo venho pedir a intercessão de Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe. Nós que somos seus filhos e filhas, que Ela sempre nos conduza e aponte o caminho da vida de Jesus da salvação.”
Na sequência, quem o Arcebispo destacou que a “palavra de Deus vem trazer encorajamento e esperança, diante das situações de violência e guerra que nos entristecem… e em meio a tudo isso existe o desejo do ser humano de progredir com a ciência e a tecnologia, mas também existe essa sede de poder que cria tantas divisões, como se pudesse dominar os outros. A palavra vem mostrar que para Deus o poder é serviço e que não podemos usá-lo para dominar, mas sim para nos colocar a serviço dos irmãos em nome de Deus.”
Ele também ressaltou a passagem “Vinde a mim, todos vós, que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso” dizendo que “devemos também carregarmos o julgo que não pesa, mas que é leve e vem aliviar os nossos corações. Então, o chamado “Vinde a mim” , Jesus, mais uma vez, o renova para nós…”
“Que possamos ser comunidades missionárias
Ao final, o Arcebispo parabenizou a comunidade Santos Anjos pela celebração dos 30 anos e a todos os participantes desse Congresso, manifestando o espírito de comunhão, de paternidade e desejo de estarem caminhando juntos, como nos pede o Papa Francisco.
“Minha presença também manifesta comunhão, apoio para que nós possamos, cada um com sua responsabilidade estar cumprindo a missão com fidelidade. Que possamos ser comunidades missionárias, que testemunhem neste nosso mundo com tantos desafios, com pessoas que negam a fé, que vivem como São Paulo falou, segundo a carne, em uma vida sem sentido de Deus, que nós possamos, através da nossa palavra, vida e testemunho ser esses missionários que revelam que a vida só tem sentido em Deus.”
No domingo (9), os participantes, também vivenciaram, momentos intensos como a Adoração ao Santíssimo Sacramento, pregações e orações. A missa de encerramento foi presidida pelo Arcebispo Emérito, Dom Alano Maria, com a presença do Pe. Carlinhos (Assistente eclesiástico para as Novas Comunidades da Arqnit), e sacerdotes convidados.
Confira esta homilia e a cobertura dos eventos nas redes sociais: @santosanjoscomcatolica e Youtube da Arquidiocese de Niterói.
Por Íngrid Bianchini
Fotos Com. Santos Anjos