Hoje, 24 de abril, os bispos estão indo às urnas eletrônicas para começar a definir quem serão os próximos membros da presidência da entidade. A votação acontece, por ordem, para o cargo de presidente; primeiro vice-presidente; segundo-vice presidente e secretário-geral. As escolhas devem ser realizadas em até três escrutínios para cada cargo e os votos são secretos. Será considerado eleito aquele que atingir a maioria de 2/3 dos votos no primeiro ou no segundo escrutínio.
A expectativa, para as votações que se iniciam por volta de 12h desta segunda-feira, é que sejam eleitos o presidente, o primeiro e segundo vice-presidentes da entidade. Ao longo da semana, além dos quatro membros da presidência, os bispos também votarão pela escolha dos 12 presidentes das Comissões Episcopais permanentes; 2 representantes da CNBB no Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), um titular e suplente; e os bispos que participarão do processo do Sínodo sobre a Sinodalidade, em Roma.
Pela manhã, os Bispos fizeram um balanço sobre a Campanha da Fraternidade 2023, que teve como temática a questão da fome no país, o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e informes das Comissões para a Amazônia e a de Mineração e Ecologia Integral da CNBB.
A noite os Bispos participam das celebrações eucarísticas às 18h30, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Nessa segunda, a missa com vésperas é dedicada ao 3º Ano Vocacional do Brasil e será presidida por dom João Francisco Salm, bispo de Novo Hamburgo e presidente da Comissão para os Ministério Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.
Com informações da CNBB
Foto: Padre Douglas