A Campanha da Fraternidade para a quaresma do ano de 2023 tem como tema: Fraternidade e Fome e o lema: Dai-lhes vós mesmos de comer! (Mt 14, 16).
Motivados pelo sentimento de compaixão e solidariedade, a Paróquia de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, na Engenhoca, iniciou o Projeto: Almoço da Providência. O projeto visa acolher as pessoas mais carentes do bairro, oferecendo, quinzenalmente, um almoço confeccionado pelos membros da Paróquia.
A iniciativa nasceu, após o Encontro Arquidiocesano de Lideranças da Arquidiocese. Os representantes da Paróquia, Claudio e Edilson, juntamente com o Sacerdote, Pe. Claudio, movidos pela realidade da fome no Brasil saíram com o desejo de fazer algo. O Projeto foi, então, apresentado ao Conselho de Pastoral que, prontamente, abraçou a ideia e, assim, no dia 31 de março, foi realizado o primeiro almoço que acolheu 120 pessoas no pátio da Paróquia. Segundo Catarina, coordenadora do Projeto Almoço da Providência, a iniciativa tem múltiplas finalidades, além de dar de comer a quem tem fome, tem, também, a missão de aproximar a Paróquia das pessoas mais vulneráveis e carentes do bairro da Engenhoca e apresentar uma Igreja amiga e solidária.
Para Catarina, há a perspectiva de realizar, a curto prazo, o almoço semanalmente e a médio prazo, oferecer o café da manhã, seguido de atividades de acolhimento, de higiene pessoal e colaboração no processo de humanização e dignidade das pessoas que recorrem ao auxílio alimentar. Para o Pe. Claudio esta iniciativa é uma conquista e um desafio, pois todo o Projeto conta com as doações dos paroquianos e de amigos, que, sensibilizados com o sofrimento do próximo, compartilham os seus dons e são muitas as demandas dos que procuram auxílio.
Texto e fotos: padre Cláudio