Alegria, emoção, fé e agradecimentos – assim, foi a noite do dia 10 de novembro, no Seminário Arquidiocesano São José, onde foi realizada a celebração do aniversário de ordenação sacerdotal do Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias. O Arcebispo completou 43 anos de doação e dedicação ao povo de Deus.
“Os Bispos, sucessores dos Apóstolos, assumem na liberdade, a responsabilidade plena de se entregarem ao serviço do Evangelho, sabedores que carregam um tesouro em vasos de barro (cf. II Cor 4,7). Eles são constituídos Pastores da Igreja, com a missão de ensinar, santificar e guiar, em comunhão hierárquica com o Sucessor de Pedro e com os outros membros do Colégio Episcopal.” (Apostolorum Successores, EM ITÁLICO ,Introdução).
Na homilia, Dom Frei Alano Maria Pena, O.P., lembrou a frase de Jesus ao Apóstolo Pedro: “Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (MT 16:18). Na homilia, o Arcebispo Emérito de Niterói, ainda, recordou os trabalhos pastorais de Dom José Francisco e ressaltou que devemos sempre rezar pelo Arcebispo Metropolitano de Niterói.
Podemos afirmar que comemorar o aniversário de ordenação é comemorar a vida, pois o sacerdote não é, apenas, o homem da liturgia, mas aquele que faz da sua vida um culto litúrgico, uma entrega, uma doação. Parabéns, Dom José Francisco, pelos seus 43 anos de ordenação sacerdotal! Que Deus o abençoe e conduza seus passos, rumo à santidade almejada.
Por João Dias
Fotos: Adigar José/ Cleydson