Ordenação Sacerdotal é um momento muito esperado, por quem escolhe seguir a vida religiosa. É uma mistura de alegria, esperança e responsabilidade, para que com zelo, cuide da porção do povo de Deus que a ele será confiada. O Setor de Comunicação da Arquidiocese de Niterói (SECOM ArqNit) irá transmitir a íntegra da Ordenação, no dia 22 de outubro, a partir das 9h30 nas Rede Sociais e na Rádio Anunciadora.
Através da imposição das mãos do Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, a Igreja Particular de Niterói, terá sete novos sacerdotes. Os diáconos Gabriel dos Santos Ramalho – “Permanecei no meu amor” (Jo 15,9), Jean da Conceição Lopes – “Não temas, porque Eu te resgatei, chamei-te pelo teu nome: tu és Meu.” (Is 43,1), Kelvin Pereira Pessanha – “Sê firme e corajoso. Não temas, porque o Senhor está contigo.” (Js 1,9), Leandro Dantas de Medeiros – “Por eles eu rogo; porque são teus.” (Jo 17,9), Lucas Machado da Silva – “O amor de Cristo nos impele.” (2 Cor 5.14), Pedro Henrique F. Oliveira – “Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo.” (Jo 21,15), e Rafael Ronzani da Cunha – “Fazei-me cedo sentir Vosso amor” (Sl 142,8) serão ordenados padres, em Cerimônia na paróquia Nossa Senhora da Conceição, situada na Estrada do Pacheco, 756, Pacheco, São Gonçalo.
O Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, presidirá a Santa Celebração. Na ocasião, estarão concelebrando o Arcebispo Emérito de Niterói, Dom Frei Alano Maria Pena OP, o Vigário Geral, Padre Carmine Pascale, Padre Douglas, reitor do Seminário, os padres e diáconos da Arquidiocese.
O sacramento da Ordem é constituído por três graus: episcopal, presbiteral e diaconal. Cada qual possui um rito de ordenação próprio, porém o comum entre eles é a imposição das mãos e a prece de ordenação. O segundo grau do ministério da Ordem é o presbiteral, denominado também, sacerdotal. Segundo o Pontifical Romano, a ordenação presbiteral é constituída por seis partes: eleição do candidato, homilia, propósito do eleito, ladainha, imposição das mãos e prece de ordenação, unção das mãos e entrega da patena e do cálice.
Como as demais ordenações, a sacerdotal é realizada dentro da Eucaristia. Logo após a Liturgia da Palavra, dá-se início ao Rito de Ordenação Presbiteral. Acompanhe aqui:
Por João Dias
Arte: Seminário São José