“O horizonte da Educação Cristã” é tema de Roda de Conversa

O diácono transitório Pedro Henrique, enviou ao setor de comunicação um breve relato de como foi a Roda de Conversa, organizada pela Pastoral da Educação Arquidiocesana. O evento contou com a presença do Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, disse ele:

No dia 13 de setembro de 2022, aconteceu a Roda de Conversa, evento organizado pela Pastoral da Educação da Arquidiocese de Niterói. O tema da Roda de Conversa foi: O horizonte da Educação Cristã – o acolhimento da pessoa no contexto de pós-pandemia. A mesa foi composta pelos professores: Profº Drº Paulo Faitanin, Profº Drº Pe Rafael Fornasier, Profº Diácono Golvea e Profª Flávia Carret.

Foram abordadas as reflexões acerca do acolhimento da pessoa na sua individualidade, por meio da caridade que é a experiência de amar considerando o outro em comunhão. O acolhimento é a própria experiência de Cristo conosco, o que envolve o afeto e a virtude.

No acolhimento há uma reciprocidade, ou seja, acolher e ser acolhido, realizando desta maneira o ser pessoa humana, que é sempre relação. A educação cristã parte da responsabilidade da família, enquanto promotora de virtudes. Na família se aprende os bens relacionais: confiança, cooperação, reciprocidade, paciência, acolhimento, escuta, dentre outros. Por isso, neste contexto de comunhão, pessoa se diz sempre no plural. Em cada pessoa subsiste diversas experiências de outras, que influem diversas histórias e emoções que são como herança espiritual. Por isso, a família tem um papel importante na formação das virtudes, para equilibrar os afetos.

Além da família, a educação, compreendida de maneira mais extensa, possui seu tempo e seu espaço enquanto categorias de habitação da pessoa, o que implica ser pessoa circunscrita e gestora do próprio tempo. Por isso, educar é aprender, pela diferença, a pertencer ao outro, a habitar o lugar do outro. A família é, por isso, o lugar privilegiado para essa aprendizagem, e corresponde ao primeiro e mais importante lugar de pertencimento.

Fotos: Diácono Pedro Henrique

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share