O Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco, concedeu o Ministério do Acolitato aos seminaristas Hugo Nascimento e Rafael Pinheiro, na noite de sábado dia 6 de agosto. A belíssima Celebração Eucarística aconteceu na Capela São José, no Seminário Arquidiocesano.
O Acolitato é ministério dado pela Igreja aos seminaristas ou leigos para auxiliarem o sacerdote e o diácono no altar e na distribuição do Pão. Uma vez tornado acólito, ele passa a ser ministro de eucaristia extraordinário de modo mais permanente na diocese. Este é um dos dois ministérios dados ao seminarista normalmente durante o término de seus estudos em preparação para as ordenações diaconal e presbiteral.
O Cerimonial dos Bispos traz um rito próprio para a instituição deste ministério e ressalta que: “pode ser conferido a fiéis leigos, homens, não se considerando reservado unicamente aos candidatos ao sacramento da Ordem” (cf. Carta Apostólica Ministeria Quaedam, de 15 de agosto de 1972, do Papa Paulo VI e Caerimoniarum Episcoporum – 1984 – Os Sacramentais: Parte VI, Cap. VI).
No Brasil, o Acólito não instituído, especialmente quando jovem, é chamado de coroinha. Contudo não existe em qualquer documento litúrgico a referência a coroinhas, mas sim a distinção entre acólitos instituídos e não instituídos. Os acólitos não instituídos constituem a maioria. São geralmente homens, podendo ser mulheres segundo determinação do Pároco ou Bispo.
Reveja a íntegra da Celebração Eucarística:
Por João Dias
Foto: reprodução do YouTube