Dom José Francisco: “Parabéns, Dom Luiz! Gratidão!”

“É a hora de reconhecer, mais uma vez, a presença amorosa e atuante de Deus na sua vida de presbiteral e episcopal.”, afirma Dom José Francisco.

Na tarde de terça, 19 de março, a Arquidiocese de Niterói, rendeu graças em uma Santa Missa pelo Jubileu de Prata de Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, Bispo da Diocese de Nova Friburgo, que completou 25 anos de sacerdócio no dia 10 de julho e 5 anos de episcopado no dia 16 de julho. A celebração ocorreu na hora do Angelus, 12h, na Catedral São João Batista, Centro, Niterói. Dom Luiz Ricci, presediu a Celebração, concelebraram, Dom José Francisco, Arcebispo de Niterói, Dom Frei Alano, Arcebispo Emérito, padre Carmine Pascale, Vigário Geral da Arquidiocese, padres da Arquidiocese de Niterói e Nova Friburgo e diáconos.

Na Catedral estavam religiosos, religiosas, seminaristas, além de centenas de fiéis, que foram prestigiar o Bispo de Nova Friburgo. No Sermão o Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, agradeceu ao Dom Luiz Ricci pelos serviços prestados à Igreja, ressaltando a importância do seu trabalho. “É a hora de reconhecer, mais uma vez, a presença amorosa e atuante de Deus na sua vida de presbiteral e episcopal.”, afirmou Dom José.

“Queridos irmãos no episcopado Dom Alano e Dom Luiz, nosso jubilando, queridos padres Carmine e Wallace, na pessoa dos quais saudamos os irmãos presbíteros e diáconos, consagrados e consagradas, seminaristas, irmãos no sacramento do Batismo, e aqueles que nos acompanham pelas redes sociais.”, iniciou a sua homilia o Arcebispo de Niterói.

E prosseguiu: “Reunidos como Igreja Arquidiocesana de Niterói, que deseja caminhar em espírito sinodal, celebramos com fé e alegria, o Jubileu de Prata Sacerdotal e o primeiro lustro episcopal de Dom Luiz Ricci. Impossibilitados de participar das comemorações em Nova Friburgo, mas ainda na oitava, reunimo-nos como família eclesial para louvar e bendizer a Deus.”.

(…) “E nesse serviço pastoral, Dom Luiz é um mestre no relacionamento, é comunicativo e próximo das pessoas, cativando a todos. A sua vida pastoral confirma o chamado que o Papa Francisco nos pede para vivermos a simplicidade e a proximidade, como Igreja em saída. E nós tivemos a graça e a alegria de contar com sua presença, como Bispo Auxiliar, por quase três anos.”, afirmou Dom José Francisco.

“Querido Dom Luiz Ricci, hoje, mais uma vez o senhor é chamado a recordar os passos dados desses 25 anos de padre e 5 de bispo, deixando passar pelo coração, cheio de gratidão, tudo o que Jesus permitiu que o senhor vivesse em seu ministério, cantando com Maria a misericórdia do Senhor. Em nome de nossa Arquidiocese de Niterói e em meu nome, agradeço sua amizade, fraternidade, comunhão e seu testemunho de um padre e bispo feliz. Pedimos ao bom Deus que continue abençoando sua vida e iluminando o seu ministério.”, agradeceu Dom José Francisco, que encerrou a sua linda homilia com um poema, em forma de oração, de Cora Coralina, com o título, Oração de Aninha. Após o Arcebispo com muita alegria enfatizou: “Parabéns, Dom Luiz! Gratidão!”.

Ao final da celebração, Dom Luiz Ricci foi homenageado, padre Cláudio Lima, coordenador do SECOM e da PASCOM, proferiu um breve discurso, e o Vigário Geral, padre Carmine, presenteou o Bispo de Nova Friburgo em nome de todos os fiéis da Arquidiocese de Niterói.

Dom Luiz Ricci, agradeceu e se emocionou com as homenagens. Após a bênção, se dirigiu a porta da Catedral onde recebeu os cumprimentos dos fiéis e confraternizou com seus irmãos no sacerdócio. Parabéns, Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, Bispo de Nova Friburgo, que Deus o ilumine em seu pastoreio!

Reveja a íntegra da Celebração Eucarística:

https://www.youtube.com/watch?v=vPOX3pFcrW4&t=5242s

Por João Dias
Fotos: Grasiele Guimarães  – Diocese de Friburgo
Imagens: Thiago Maia/João Dias

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share