No dia 12 de junho, em atendimento a convocação do Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Niterói, Dom José Francisco, reuniram-se em assembleia geral, no Colégio Nossa Senhora das Dores, os Vigários Episcopais do Vicariato São Gonçalo e do Vicariato Alcântara, padres, diáconos permanentes, consagrados, representantes das novas comunidades, setor juventude e representantes paroquiais.
Neste caminho sinodal que a arquidiocese se aprofunda e que irá culminar na assembleia de outubro de 2023, em Roma, Pe. Wellington Dahan, Vigário Episcopal do Vicariato Alcântara, coordenador da Comissão Sinodal Arquidiocesana, falou sobre a importância desta fase, onde todos os vicariatos recebem as sínteses das questões fundamentais e dos dez núcleos temáticos de discussão do Sínodo, para decidir juntos, quais serão as ações que cada vicariato, passará a aplicar em cada temática.
Dom José Francisco, reforçou a importância deste processo de escuta nas comunidades paroquiais, para que o agir possa ter consonância com as necessidades das comunidades. Ele destacou diversos pontos da mensagem do Papa Francisco, para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, como a principal: “Escutar com o ouvido do coração”.
Durante o encontro Pe. Andre Luis, Vigário Episcopal do Vicariato a São Gonçalo, orientou os grupos de trabalho, baseados nos pilares das diretrizes da ação evangelizadora 2019-2023. Os participantes realizaram a votação, sobre quais ações deverão ser realizadas pelos representes, que seriam eleitos em cada equipe. Ao final, os membros eleitos foram apresentados e tomaram posse no Conselho Vicarial Pastoral.
Os membros do Conselho Vicarial Pastoral, terão um grande desafio de colocar em prática as ações escolhidas nesta assembleia. Por isso, toda a comunidade católica é chamada a orar por todos, e se colocar à disposição para apoiá-los nas comunidades.
Por Íngrid Bianchini com informações de Fabio Miranda, coordenador vicarial da PASCOM
Fotos Fábio Miranda