Ontem, dia 31 de outubro, Padre Josué Francisco da Natividade, Padre “Joso”, comemorou mais um ano de vida. Um centenário de vida! Por isso, toda a Arquidiocese de Niterói é convidada a render graças ao Senhor pela presença e trabalho desse sacerdote.
Por todo o trabalho que realizou no Colégio Salesiano Santa Rosa, no qual lecionou por mais de quarenta anos ajudando na formação educacional e social de milhares de jovens, em consonância com a missão assumida por Dom Bosco. Pelas atividades pastorais na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, pelas atividades assistenciais em comunidades de Niterói, e em vista da evangelização de milhares de pessoas. Que São João Batista e Nossa Senhora Auxiliadora continuem abençoando e iluminando Padre “Joso”.
Breve história
O padre Josué Francisco da Natividade nasceu em 1921, filho do senhor José Francisco de Paula e da senhora Francisca Augusta de Paula. Tinha quatro irmãos. O padre começou o caminho para o sacerdócio com 14 anos. Em 1936, seguiu para o seminário em Lavrinhas (SP). Os seus primeiros votos foram feitos em 1940, quando terminou o noviciado. Cursou Filosofia entre os anos de 1941 e 1943 em Lorena (SP). Já o curso de Teologia, no Instituto Pio XI (SP), onde hoje é um campus do Centro Universitário Salesiano de São Paulo.
A ordenação sacerdotal foi em 8 de dezembro de 1950. O Padre Joso é o salesiano mais idoso da Inspetoria Salesiana São João Bosco (ISJB). Seu primeiro trabalho pela ISJB, foi em Pará de Minas, Araxá, e até hoje aqui em Niterói (RJ), no Colégio Salesiano Santa Rosa.
O sacerdote também é formado em História e Português, e por isso, lecionou por mais de quarenta anos no Colégio Salesianos, situado em Santa Rosa, Niterói. Além do colégio e das atividades pastorais na basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, desenvolveu inúmeras atividades assistenciais nas comunidades de Niterói.
Por João Dias
Com informações de André Moura/Beth Iane
Fotos: André Moura