O Auto da Paixão 2025, produzido pelos Missionários da Arte da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Rio de Ouro, São Gonçalo-RJ, será encenado no dia 13 de abril, após a Missa e Procissão de Ramos, que sairá às 17h da Capela Santa Rita.
Em entrevista ao site da ArqNit, os Missionários da Arte compartilharam sobre esse chamado artístico e a importância das missões.
Quem são os Missionários da Arte? Eles formam um grupo? Há quanto tempo existem e como atuam na comunidade?
Os Missionários da Arte são uma pastoral que, há sete anos, se dedica à evangelização por meio de encenações, especialmente dos autos. Seu compromisso vai além do território paroquial, alcançando toda a arquidiocese por meio de missões, levando a mensagem de fé e esperança através da arte.
Como você enxerga o impacto dos autos e das expressões artísticas na evangelização e na vivência da fé da nossa comunidade?
Ao longo do tempo, os autos sempre estiveram presentes na história da nossa paróquia, como uma expressão viva da fé e da cultura da comunidade. O que começou de forma espontânea se tornou, com o passar dos anos, uma tradição querida por todos. Mais recentemente, essa vocação artística ganhou ainda mais força com a criação de uma pastoral dedicada às artes, que se entrega com amor à missão de evangelizar por meio de autos, cantatas e outras representações, mantendo viva a essência do nosso povo e levando a mensagem de Cristo a muitos corações.

Quantas pessoas estão envolvidas no Auto da Paixão e há quanto tempo vocês se reúnem para ensaiar?
O Auto da Paixão conta com a participação não apenas da pastoral de artes, mas também de diversos outros movimentos e pastorais da paróquia, como a juventude, a pastoral da música e a Pascom. Ao todo, mais de 60 pessoas estão envolvidas diretamente na produção, atuação e direção da peça.
O preparo para o Auto da Paixão é um processo que dura um ano inteiro, envolvendo a reunião de ideias, referências e estudos. Após a idealização, os ensaios começam com dois meses de antecedência.
Como é produzir o Auto da Paixão?
“Encenar e produzir o Auto da Paixão é uma grande honra e alegria. Conhecer a história da salvação já é algo maravilhoso, mas vivenciar, ainda que simbolicamente, as dores, lutas e, sobretudo, a vitória de Cristo torna essa experiência ainda mais especial. Desde 2020, estou envolvido diretamente com o Auto da Paixão e, desde 2023, tenho atuado na direção da peça. É extremamente gratificante ver a entrega de todos os envolvidos e a presença da nossa comunidade nos autos que realizamos”, declara Pietro Vieira, que este ano interpretará Caifás.
Você é o convidado especial! Venha prestigiar e se emocionar com este grande espetáculo!
Contemple o amor que se entregou na cruz e deixe-se tocar por essa história que transformou o mundo.
A Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus está localizada na Rod. Tronco Norte Fluminense, 18 – Rio do Ouro, São Gonçalo – RJ
Colaboração Pietro Vieira e Missionários da Arte