Fraternidade e Amizade Social em debate em Câmaras de São Gonçalo e Niterói

A Campanha da Fraternidade 2024, com o tema “Fraternidade e Amizade Social: Cultivar o bem comum e a paz”, foi o centro de debates nas Câmaras Municipais de São Gonçalo e Niterói no último sábado, 2 de março. As Audiências Públicas, abertas à comunidade, convidaram cidadãos a refletirem a respeito da importância da fraternidade e da amizade social na construção de um mundo mais justo e pacífico.

Em São Gonçalo, Dom José Francisco, Arcebispo Metropolitano de Niterói, proferiu inspiradora reflexão referente ao tema da Campanha. “A Quaresma é um tempo propício para a conversão e a penitência, à luz do exemplo de Jesus Cristo”, disse Dom José. “Neste ano, a Campanha da Fraternidade nos convida a um diagnóstico preciso da enfermidade que assola nossa sociedade, com base nos sintomas que vivenciamos em nosso dia a dia. A partir dessa análise, iluminados pela Palavra de Deus e pelos ensinamentos da Igreja, somos chamados a buscar a cura de nossas mazelas, por meio de um processo de conversão pessoal, comunitária e social.”

Ao final da Audiência Pública em São Gonçalo, Dom José Francisco foi homenageado com a honraria Santa Dulce dos Pobres, em reconhecimento ao seu trabalho incansável em prol da justiça social e da caridade.

Na Câmara Municipal de Niterói, o Bispo Auxiliar de Niterói, Dom Geraldo de Paula, participou da Audiência Pública, apresentando o tema e o lema da Campanha 2024. Em entrevista, Dom Geraldo destacou a importância de um debate amplo e aprofundado sobre o tema. “A Campanha da Fraternidade é um convite à ação”, disse Dom Geraldo. “É tempo de colocarmos em prática os valores da fraternidade e da amizade social, construindo juntos um mundo mais justo e pacífico para todos. Para isso, é fundamental que o tema seja debatido por toda a sociedade, em diferentes espaços e com a participação de todos os setores.”

As Audiências Públicas sobre a Campanha da Fraternidade 2024 foram um marco produtivo na reflexão e no debate relativos aos desafios e às esperanças para a construção de uma sociedade mais fraterna e solidária. A participação expressiva da comunidade, das autoridades e dos líderes religiosos demonstra o compromisso com a construção de um futuro melhor para todos.

Fotos: Íngrid Bianchini

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share