O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. Em São Gonçalo, várias pessoas participaram da Santa Missa do Dia de Finados, presidida por Dom José Francisco, na manhã do dia 2 de novembro, no Cemitério Pacheco.
“Hoje, neste lugar, somos convidados a rezar por todos os irmãos e irmãs defuntos, que, aqui, descansam, após terem sido chamados pelo Senhor. A própria palavra defunto tem esse sentido de alguém que chegou à conclusão, aquele que amadureceu como fruto maduro colhido para junto de Deus no céu. E é por causa da esperança da vida que não termina que estamos, aqui, reunidos rezando por todos aqueles que são falecidos e que já partiram dessa vida.”, afirmou Dom José Francisco.
“De 1º de novembro até o dia 8 de novembro, podemos alcançar a graça da Indulgência Plenária para um de nossos irmãos.”, informou o Arcebispo.
Sobre a Indulgência Plenária: A norma existente estabelece que as pessoas que visitam um cemitério, de 1° a 8 de novembro, e rezam pelos defuntos, podem alcançar a graça da Indulgência Plenária para um fiel defunto, cumprindo as exigências de confissão sacramental, comunhão eucarística, uma oração nas intenções do Papa e a oração do Credo.
No dia de hoje, 2 de novembro, a Indulgência Plenária pode ser alcançada para um defunto, com a visita piedosa a uma igreja ou capela e ali rezar o “Pai-Nosso”, o “Credo”, nas intenções do Papa, participando da comunhão e tendo- se confessado recentemente. A norma também estabelece que pode ser transferida para o próximo domingo ou para outro dia do mês de novembro, à livre escolha de cada fiel.
Os cemitérios no território da Arquidiocese de Niterói ficaram movimentados no feriado de Finados e aonde muitas pessoas compareceram e foram prestar suas homenagens. A data sempre é uma oportunidade para relembrar e fazer as devidas orações, acender velas, visitar túmulos e levar flores.
Por João Dias
Fotos: Adigar José