Casa da Mãe Aparecida está recebendo o Retiro Canônico dos Presbíteros 2022, que teve início no dia 12 e se estende até amanhã dia 15 de julho. Neste ano, os sacerdotes da Arquidiocese de Niterói estão reunidos nas dependências do Seminário Jesus Bom Pastor, em Aparecida.
O Primeiro dia do Retiro Canônico
Para o primeiro dia de Retiro, conduzido por Dom Gilson, os sacerdotes foram convidados a seguir primeiramente, na mesma estrada do profeta Elias. Refletir acerca dos desafios do profeta ajuda a refletir sobre os próprios desafios do ministério sacerdotal. Para ajudar na espiritualidade, a Adoração encontrou um lugar privilegiado para o encontro com Ele! Em sua última colocação do dia, dom Gilson fez fortes provocações acerca da identidade do sacerdote hoje tomando como exemplo a figura do bom samaritano. A noite, os sacerdotes reuniram-se junto a Virgem Maria para rezar o Terço, intercedendo por tudo e por todos.
Continuemos em oração por todos os sacerdotes e por todas as vocações!
No documento 104 da CNBB, com o título: Comunidade de comunidades, uma nova paróquia na página 24, destaca que para fazer um retiro é necessário que haja disposições interiores, tais como, silêncio, meditação, oração pessoal e entrega para uma revisão de vida, que no caso dos presbíteros diz respeito à renovação do compromisso ministerial assumido no dia da ordenação presbiteral. É uma experiência de renovação para que nós, ministros ordenados, sejamos semelhantes ao Bom Pastor que era acolhedor, tinha cuidado especial para com os pobres, os doentes e não excluía ninguém.
Segundo o Código de Direito Canônico, no cânon 276 § 2 4º, descreve que é uma oportunidade para o crescimento espiritual dos presbíteros e para reforçar a unidade com seu bispo. Ele completa dizendo ser uma obrigação.
Veja o roteiro:
Por João Dias
Texto: O primeiro dia do Retiro Canônico: Padre Cláudio Lima
Fotos: Padre Cláudio Lima