Ontem, 3 de julho, o Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, presidiu uma Santa Missa na Paróquia São Pedro, Itaboraí. A Paróquia, que pertence ao Vicariato Rural, recebeu o Arcebispo e o Arcebispo emérito para a Santa Missa, na Celebração aconteceu a crisma. Em seu sermão, Dom José Francisco, explicou que no Brasil, por não ser feriado se celebra São Pedro e São Paulo no domingo.
Segundo o Catecismo da Igreja Católica e a Crisma, pertence, juntamente com o batismo e a Eucaristia, aos três sacramentos da iniciação cristã da Igreja Católica. O Sacramento da crisma, tal como ocorreu no Pentecostes, o Paráclito desceu sobre a comunidade dos discípulos, então reunida. Quem se decide livremente por uma vida como filho de Deus e pede o Paráclito, sob o sinal da imposição das mãos e da unção do óleo do Crisma, obtém a força para testemunhar o amor e o poder do Senhor com palavras e atos. Essa pessoa agora é membro legítimo e responsável da Igreja Católica.
Em um trecho da homilia, Dom José Francisco assim como já havia pedido no dia 29 de junho, reforçou: “(…) Nós somos chamados a rezar de modo especial pelo Papa Francisco, que ocupa hoje um lugar de Pedro como sinal visível de Cristo para nós, sempre nos conduzindo, sempre mostrando o caminho da vida e hoje, nesse dia de São Pedro, envia uma carta Apostólica para todos nós falando sobre a importância e o valor da celebração litúrgica para nossa caminhada de Fé (…).”, pediu o Arcebispo Metropolitano de Niterói. Ao final da Celebração, Dom José Francisco abençoou todos os presentes.
Por João Dias
Foto: Adigar José