“Como São Pedro, sou chamado a sonhar em águas mais profundas”, com este tema, a comunidade de Vendas das Pedras, deu início ao novenário em honra ao Santo Padroeiro, São Pedro , que será festejado na próxima quinta, 29.
No dia do Santo , haverá celebrações , às 10h e às 19h30, esta última seguida da procissão pelas ruas do bairro. A comunidade está convidada a participar dos festejos externos e do Espetáculo “Sonhar, Amar e Viver: uma proposta de Deus para Pedro”, que será realizado após a procissão , na Avenida 22 de maio.
A paróquia está localizada na Av. 22 de Maio, 2280, Venda das Pedras.
Dom Geraldo de Paula, Bispo auxiliar da Arquidiocese de Niterói, faz um convite a todos os fiéis e devotos de São Pedro:
Em Niterói, a tradicional festa de São Pedro acontece na Capela, em Jurujuba
Já é tradição , em Niterói , a comemoração do Apóstolo Pedro, na colônia de pescadores, uma das mais antigas da cidade, em Jurujuba. O dia promete grandes celebrações, começando com a alvorada e a procissão marítima. Às 9h da manhã , a Solenidade será presidida por Dom José Rezende Dias, Arcebispo Metropolitano de Niterói , e , logo após , ele dará a bênção às chaves.
A procissão está marcada para 10h, quando a imagem de São Pedro será levada até o cais de Jurujuba , onde terá início a procissão marítima, que percorrerá a Baía de Guanabara. Outras celebrações eucarísticas ocorrerão às 16h e às 20h.
O dia tem uma programação repleta para todos os devotos de São Pedro, incluindo festejos externos com barraquinhas, almoço do “Pedrão”, roda de samba e shows.
São Pedro, Bispo de Roma
Seu nome era Simão e foi Jesus quem o chamou Pedro. Natural de Betsaida, vivia em Cafarnaum e era pescador no Lago de Tiberíades. O Mestre o convidou a segui-lo, juntamente com seu irmão André; com Tiago e João, testemunharam alguns acontecimentos importantes: a ressurreição da filha de Jairo, a Transfiguração, a agonia no Horto das Oliveiras.
Em Cesareia de Filipe, quando Jesus pergunta aos seus “E vós, quem dizeis que eu sou?”, Pedro afirma: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo” (Mt 16,16). E Jesus lhe disse: “Eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”. (Mt 16,18-19). Eis o encargo que Pedro recebeu: governar a Igreja.
Os Apóstolos reconhecem a função que Jesus lhe confiou e ele toma diversas iniciativas. Na manhã de Páscoa, informado por Maria Madalena que o corpo do Mestre tinha desaparecido do sepulcro, foi lá, às pressas, com outro discípulo. Mas, este, chegando antes que ele, deixa, por respeito, que Pedro entre por primeiro.
Depois da Ascensão, Pedro torna-se o ponto de referência dos Apóstolos e dos primeiros seguidores de Cristo; começa a falar em público, a pregar e a fazer curas. Foi convocado, preso e solto, diversas vezes, pelo Sinédrio, obrigado a aceitar a autoridade, com a qual falava; e o povo, entusiasta em torno a ele, aumentava cada vez mais.
Pedro começa a ir, de cidade em cidade, transmitir a Boa Nova. Mas, volta sempre a Jerusalém; ali, certo dia, aparece Paulo a ele e aos outros Apóstolos, falando sobre a sua conversão.
Pedro e Paulo tomam, depois, estradas diferentes, sem poupar esforço nas várias viagens. Porém, ambos sempre se cruzam pelas ruelas de Jerusalém. Pedro confronta-se muito com Paulo, aceita suas observações e considerações; com ele discute também sobre as orientações a serem adotadas pela Igreja nascente. Por fim, os dois Apóstolos voltam a se encontrar em Roma.
Pedro confirma a fé da comunidade cristã e a dirige. Durante a perseguição de Nero, foi preso e, depois, crucificado de cabeça para baixo, por seu desejo. No entanto, Paulo foi condenado à morte e decapitado pelo Tribunal romano. Segundo a tradição, o martírio dos dois pilares da Igreja deu-se no mesmo dia: 29 de junho do ano 67. Pedro morreu no Circo de Nero, na colina Vaticana, e Paulo na Via Ostiense. Sobre suas sepulturas surgiram a Basílica de São Pedro e a Basílica de São Paulo extra Muros.
Fonte: Vaticano News
Por Íngrid Bianchini
Artes e Vídeo divulgação Instagram