Outubro é o mês de grandes santos, e ainda que o mês passe, rapidamente, os santos ficam, como sinais luminosos de uma realidade maior do que aquela em que a realidade se apoia.
No dia 1º, Santa Teresinha do Menino Jesus. Dia 2, o Santo Anjo da Guarda. Dia 4, São Francisco de Assis. Dia 5, São Benedito, Santa Maria Faustina Kowalska. Dia 7, Nossa Senhora do Rosário. Dia 11, o Papa São João XXIII. Dia 12, Nossa Senhora Aparecida, nossa rainha e padroeira. Dia 15, Santa Teresa d’Ávila. Dia 16, Santa Margarida Maria Alacoque e Santa Edwiges. Dia 17, Santo Inácio de Antioquia. Dia 18, São Lucas – patrono dos médicos. Dia 25, Santo Antônio de Sant’ Anna Galvão. Dia 28, São Judas Tadeu e São Simão Apóstolos.
Conheci uma senhora, que dizia que, quando chegava outubro, “era como se entrasse no Céu”.
Nossos santos são guerreiros a nosso favor, iluminadores da escuridão da noite, irmãos confortadores em todos os momentos, esteios da fé. Quem nunca precisou dessa presença constante e discreta, cuja voz grita no silêncio e em silêncio, só para quem consegue e quer ouvir? Quem nunca se amparou no manto da Virgem, em seus muitos títulos de Mãe e Rainha, ela que nos dirige no caminho com uma luz que não conhece o ocaso?
Os santos são nossos protetores nas horas difíceis, são os fiadores da nossa angústia, nossos garantidores. Eles nos emprestam as asas com que voaram sobre as pontes quebradas da condição humana. E sustentam o nosso voo, porque também voaram, a seu tempo e do seu modo. E não nos deixam esquecer que nada é pesado para quem tem asas.
Existem muitos santos e santas andando por nossas ruas: anjos sem asas aparentes e santos sem auréolas brilhantes. Mas estão em todo canto, perfumando o ambiente onde nós estamos, tornando esse mundo um lugar mais habitável, cheio de esperança, luz e paz.
+ Dom José Francisco
Arcebispo Metropolitano de Niterói
Postagens Relacionadas
DOM JOSÉ FRANCISCO REZENDE DIAS: Sobre os ventos e as águas
Três potencialidades sempre ocuparam lugar de proeminência na vida humana: o poder, o dinheiro e a sexualidade. É…
PADRE DOUGLAS: “…escolhei hoje a quem quereis servir…” (Js 24,15)
A proposta que Josué acaba de fazer ao povo de Israel serve como um resumo de toda a…
PADRE DOUGLAS: Jesus chamou os doze e começou a enviá-los, dois a dois!
A liturgia da palavra deste 15º domingo do tempo comum nos faz três convites. Chama-nos, hoje, à santidade,…
PADRE DOUGLAS: “Mas entre vós não deve ser assim. Quem quiser ser grande, seja vosso servo, e quem quiser ser o primeiro, seja escravo de todos.” (Mc 10,43s)
Ao longo dessas semanas estamos fazendo um caminho com Jesus, através do evangelho de São Marcos. E São…