Laudo médico confirma derrame cerebral e parada cardiorrespiratória como causas da morte do Papa Francisco; rito de constatação já foi realizado
O Papa Francisco faleceu nesta segunda-feira, 21 de abril, vítima de um derrame cerebral, seguido de coma e parada cardiorrespiratória. A confirmação das causas foi divulgada por meio de um laudo assinado pelo diretor do Departamento de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano, Dr. Andrea Arcangeli.
Às 20h locais, o rito de constatação da morte foi realizado na capela do andar térreo da Casa Santa Marta, com a devida deposição do corpo no caixão. Durante a cerimônia, foi lido o atestado de óbito, e o ato foi validado pelo Cardeal Farrell, camerlengo. A celebração, que durou cerca de uma hora, foi marcada por momentos de oração e respeito ao pontífice.
O apartamento pontifício no terceiro andar do Palácio Apostólico e o apartamento no segundo andar da Casa Santa Marta receberam selos de segurança, marcando o início do período de luto oficial. Os colaboradores do Vaticano poderão prestar sua última saudação ao Papa Francisco, com acesso controlado.
Na manhã de amanhã, 22 de abril, será realizada a primeira Congregação Geral dos cardeais, durante a qual será discutida e, possivelmente, definida a data do funeral do Papa Francisco, marcando o início das cerimônias oficiais de despedida e da transição para o novo pontificado.
Foto: Vatican Media