A Santa Sé anunciou, através do Camerlengo Farrel, que às 7h35, desta manhã de 21 de abril, na Casa Santa Marta, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Celebrando as alegrias da Ressurreição de Jesus, reconhecemos o carinho de Deus ao chamar o Papa Francisco na segunda-feira de Páscoa. Agora, ele contempla o Deus Uno e Trino que tanto amou e anunciou.
O Papa Francisco, 88 anos, seguindo os passos do pobre de Assis, cumpriu sua tarefa humana de continuar sendo “humano” até os limites de sua humanidade. Ontem, ele deu esse testemunho em sua última aparição pública na Praça de São Pedro.
O Papa Francisco foi grande e nos deixou um grande legado: foi um sinal vivo de esperança e misericórdia, de amor aos pequeninos e sofredores, de construtor da paz, de cuidado com a Casa Comum e de testemunho de Jesus Cristo até o fim. Vamos sentir um grande vazio com a sua partida, não só por causa do papado, mas por causa da pessoa única que ele foi.
O Papa Francisco viveu no nosso tempo, e foi um presente de Deus para nós. Tudo nele era reto. Sua clareza encorajou o mundo a ser claro. Ele pediu perdão. Ele trabalhou pela paz. Ele serviu até o fim.
Sua última mensagem pascal ressoa agora como um verdadeiro testamento espiritual:
“Estas são as ‘armas’ da paz: aquelas que constroem o futuro, em vez de espalhar morte! Cristo ressuscitou! Neste anúncio encerra-se todo o sentido da nossa existência, que não foi feita para a morte, mas para a vida. A Páscoa é a festa da vida! Deus criou-nos para a vida e quer que a humanidade ressurja!”
Com a dor pela partida, mas com a certeza de fé na ressurreição, a Arquidiocese de Niterói une-se em oração à Igreja do mundo inteiro para manifestar seus sentimentos de pesar pelo falecimento do Papa Francisco e oferecer sufrágios pelo seu descanso eterno. Todos os fiéis são chamados a se unirem em oração pelo Santo Padre que, como servo dos servos de Deus, guiou com amor e humildade a barca de Pedro em tempos desafiadores. Que seu exemplo continue a inspirar a Igreja a ser cada vez mais missionária, sinodal e samaritana.
Dai-lhe, Senhor, o descanso eterno e brilhe para ele a vossa luz!
Dom José Francisco Rezende Dias
Arcebispo Metropolitano de Niterói