“Dom José: ‘A Pedra Foi Rolada, Cristo Vive em Nós!'”

Na Vigília Pascal na Catedral São João Batista, o Arcebispo de Niterói refletiu sobre a ressurreição de Cristo, convidando os fiéis a superarem as pedras que ainda impedem a plenitude da vida em Cristo.

Na noite do dia 19 de abril, a Catedral São João Batista, no Centro de Niterói, acolheu fiéis para uma das celebrações mais significativas do calendário litúrgico: a Vigília Pascal. A cerimônia, foi presidida por Dom José Francisco, Arcebispo de Niterói, e foi concelebrada por Dom Geraldo de Paula, Bispo Auxiliar, por Dom Frei Alano Maria Pena, Arcebispo Emérito de Niterói, pelo Pároco da Catedral, Padre Luiz Cássio, e pelo Padre Ricardo Leão. A celebração contou com a presença de diversos fiéis da Arquidiocese, que, com fervor, participaram dos ritos litúrgicos.

Na homilia proferida por Dom José Francisco, que, com palavras inspiradoras, destacou o poder transformador da ressurreição de Cristo. Em sua homilia, o Arcebispo disse:”Aleluia! Cristo ressuscitou! Aleluia! Ele está vivo! Aleluia! Nós também, com Ele, podemos viver de uma nova maneira.” Dom José refletiu sobre o momento vivido pelas mulheres que, ao chegarem ao túmulo de Jesus, encontraram a pedra já removida. Para o Arcebispo, a remoção da pedra simboliza a superação dos obstáculos que impedem o pleno encontro com Cristo. “A pedra já foi rolada, mas ainda há muitas pedras que precisamos remover em nossas vidas. A verdade do Ressuscitado nos liberta e nos dá a força para superar os medos e as limitações”, afirmou.

A Vigília Pascal é composta por quatro momentos litúrgicos: a Liturgia da Luz, que inicia com a bênção do fogo novo, simbolizando Cristo ressuscitado como a luz que dissipa as trevas do pecado; a Liturgia da Palavra, com leituras que recordam a ação de Deus na história da salvação; a Liturgia Batismal, em que os fiéis renovam suas promessas batismais, sinal da vida nova em Cristo; e a Liturgia Eucarística, onde se faz memória da Páscoa do Senhor, com a celebração da Eucaristia, alimento de vida eterna.

Durante a celebração, também houve a alegria de ver um fiel sendo acolhido na vida da Igreja. Um momento de grande emoção foi o batismo, a Crisma e a Primeira Eucaristia, ele recebeu os sacramentos em um clima de verdadeira comunhão e fé renovada.

O Pároco da Catedral, Padre Luiz Cássio, ao final da Celebração, fez questão de agradecer aos Bispos e expressou sua gratidão à ASCOM da Arquidiocese e à PASCOM paroquial, que, com empenho e carinho, colaboraram para levar as celebrações da Semana Santa àqueles que não puderam estar presentes. Além disso, Padre Luiz Cássio também agradeceu aos funcionários e voluntários da Catedral, cuja dedicação tornou possível a organização e a realização das celebrações. “Este é um momento de grande alegria para toda a nossa comunidade, e é graças ao trabalho conjunto de todos que conseguimos realizar as celebrações da Semana Santa”, destacou o pároco.

A Vigília Pascal, portanto, foi um momento de reflexão profunda sobre a vida nova em Cristo e o convite para que cada um dos presentes remova as pedras que ainda os impedem de viver plenamente o amor de Deus. Em sua homilia, Dom José Francisco finalizou: “Que o Ressuscitado seja a nossa vida. Que Ele nos conduza para a plena realização da nossa fé, e que, com Ele, possamos transformar todas as pedras em possibilidades de vida.”

 

Fotos: Íngrid Bianchini
Fotos do Instagram: PASCOM Catedral São João Batista

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share