Já por algumas vezes sou tomado por essa alegria diferente de todas as outras. E quanto mais essa alegria nos alcança na maturidade da vida e das expectativas, tanto mais ela se reveste de uma inominável alegria.
Habemus Papam.
Deus nos deu essa alegria indizível já no segundo dia do conclave.
No dia de hoje que o extraordinário trabalho do Papa Francisco adquire pleno significado: o nome dele continua presente na observação dos repórteres. Inclusive eles não se eximem dessa alegria, também, expressa em lágrimas.
Leão XIV!
Que momento histórico!
Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, o novo papa tem 68 anos e se torna o primeiro Papa norte-americano da história da Igreja, o primeiro pontífice vindo de um país de maioria protestante. Avisem ao mundo que Prevost é um homem que conhece o mundo. Construiu grande parte de sua trajetória religiosa na América Latina, especialmente no Peru, junto aos últimos da Terra. Foi lá que se destacou até alcançar os cargos mais altos da Cúria Romana.
Nesse momento, ele ocupava duas funções importantes no Vaticano: prefeito do Dicastério para os Bispos — órgão responsável pela nomeação de bispos — e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina. Que bom saber disso! Ele nos conhece!
De perfil discreto e voz tranquila, Prevost costuma evitar os holofotes e entrevistas. Mesmo assim, é visto como um reformista, alinhado à linha de abertura implementada por Francisco. Tem formação sólida em teologia e é considerado um profundo conhecedor da lei canônica, a que rege a Igreja Católica.
A espiritualidade dos Agostinianos diz respeito a vários ramos de ordens religiosas católicas e anglicanas que seguem a Regra de Santo Agostinho, escrita por volta de 400 d.C. por Agostinho de Hipona.
Sem dúvida, por todos os motivos, esse é um momento muito feliz para a Igreja de Cristo: foi eleito um homem que nos representa e em quem, com toda certeza, desde já, podemos colocar nossas esperanças no meio de um mundo desconexo.
Que Santo Agostinho nos abençoe! Que o novo Papa Leão XIV nos abençoe! Que em tudo seja Deus glorificado!
Dom José Francisco Rezende Dias
Arcebispo Metropolitano de Niterói
Dom José Francisco: HABEMUS PAPAM
