Cardeais se preparam para escolher o sucessor de Francisco; Cardeal Orani fala com exclusividade ao Niterói Católico
A Igreja Católica se prepara para um momento histórico: o Conclave que elegerá o novo Papa começará na próxima terça-feira, 7 de maio. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (28/04) pelos cardeais reunidos na quinta Congregação Geral, no Vaticano. A tradicional fórmula latina “Extra omnes” — que marca o fechamento da Capela Sistina apenas aos cardeais eleitores — será proclamada para dar início ao processo.
Em conversa exclusiva com o Niterói Católico, o Cardeal Orani João Tempesta relatou como estão os preparativos no Vaticano:
“Estamos na novena de missas, rezando pela intenção do Santo Padre, o Papa Francisco. São nove dias de celebrações; já estamos no terceiro dia. Essas Missas acontecem normalmente na Basílica do Vaticano, sempre à tarde, de segunda-feira a sábado — pois no domingo os horários são diferentes.
A cada dia, um cardeal celebra a missa, e vários grupos são contemplados para participar dessas celebrações. Enquanto isso, continuam as congregações gerais, que se reúnem na Sala do Sínodo, junto à Sala Paulo VI, decidindo e apresentando ideias sobre a caminhada da Igreja.
O Conclave foi marcado para iniciar no dia 7 de maio — uma quarta-feira. Teremos início com uma missa e, depois, a abertura oficial do Conclave. A partir daí, os cardeais terão a oportunidade de rezar, ouvir uma conferência sobre espiritualidade e, então, dar o seu voto.
Quando o novo Papa for eleito — com o anúncio feito pela fumaça branca —, todo mundo saberá quem o Espírito Santo escolheu para governar, servir a Igreja e ser sinal dos valores cristãos e humanos para o mundo nos próximos anos.”
Missa e início das votações
Na manhã da terça-feira, 7 de maio, os cardeais concelebrarão a solene Missa Pro Eligendo Pontifice, presidida pelo decano do Colégio Cardinalício. À tarde, seguirão em procissão até a Capela Sistina, entoando o hino Veni, Creator Spiritus e fazendo o juramento que precede as votações.
Serão realizadas até quatro votações diárias — duas pela manhã e duas à tarde — até que um dos cardeais alcance a maioria qualificada de dois terços dos votos. Caso o processo se prolongue, será realizado um turno final entre os dois mais votados.
Um momento de oração e esperança
Não há previsão oficial para a duração do Conclave. Alguns cardeais esperam uma escolha rápida, especialmente em razão do Jubileu, enquanto outros acreditam que o discernimento pode levar mais tempo, para que os cardeais conheçam melhor uns aos outros.
Assim que o novo Papa for eleito, a fumaça branca anunciará a escolha ao mundo, seguida pelo tradicional Habemus Papam proclamado da sacada da Basílica de São Pedro. O novo Pontífice concederá, então, a bênção Urbi et Orbi, dando início ao seu pontificado.
O Niterói Católico segue acompanhando este momento de profunda oração e esperança para toda a Igreja.
Foto: Vatican Media – Arquivo