Um dos santos mais populares do Brasil será celebrado pela Arquidiocese de Niterói na próxima terça-feira, dia 23 de abril. Padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros, São Jorge também é invocado como protetor contra a peste, a lepra e serpentes venenosas. Muito amado e venerado pelos cariocas, o dia do santo é considerado feriado estadual.
Na cidade de Niterói e em municípios vizinhos, a Arquidiocese terá diversas comunidades em festa para homenagear São Jorge, o santo guerreiro. Confira a programação:
Vicariato São Gonçalo
A Paróquia São Judas Tadeu convida para a Festa do Padroeiro São Jorge. No dia 21 de abril (segunda-feira), às 19h, será rezado o Santo Terço com todos os legionários. No dia 22 de abril (terça-feira), também às 19h, haverá Adoração ao Santíssimo Sacramento.
No dia 23 de abril, Dia do Padroeiro, a programação é a seguinte:
- 06h: Alvorada
- 07h: Santa Missa dos Saudosos Fiéis
- 10h: Santa Missa dos Fiéis Enfermos
- 12h: Almoço com angu à baiana
- 15h: Santa Missa com o Terço dos Homens
- 18h: Procissão pelas ruas do bairro
- 19h: Santa Missa Solene, logo após os festejos externos
A festa acontecerá na Capela de São Jorge, localizada na Rua Alexandre Brunet, s/n – Lindo Parque, São Gonçalo. A capela permanecerá aberta durante todo o dia para visita dos fiéis.
Vicariato Niterói
A Festa do Glorioso São Jorge, em Niterói será celebrada na Capela em honra ao Santo que fica na Rua Alcides Figueiredo n°16, no Centro da cidade.
No dia 20 de abril (Domingo de Páscoa), às 09h, haverá Tríduo e Santa Missa celebrada por Dom Geraldo de Paula Souza, Bispo Auxiliar da ArqNit.
No dia 21 de abril (segunda-feira), às 19h, Tríduo e Santa Missa serão celebrados por Dom Alano, Arcebispo Emérito.
No dia 22 de abril (terça-feira), às 19h, Tríduo e Santa Missa serão celebrados por Dom José Rezende Dias, Arcebispo Metropolitano de Niterói.
No dia 23 de abril, dia da Solenidade de São Jorge, a programação é a seguinte:
- 06h: Alvorada
- 06h30: Missa com Padre João Cláudio
- 08h30: Missa com Padre Alan Vieira
- 10h30: Missa com Padre Carmine
- 12h: Missa com Padre Leonardo
Acompanhe as redes oficias da Capela para mais informações e registros @capelasaojorgeniteroi
Sobre São Jorge
Diversas narrativas, muitas vezes fantasiosas, foram criadas ao longo do tempo sobre São Jorge, mártir venerado pela Igreja Católica. Entre as mais conhecidas, está a história do confronto com um dragão para salvar uma jovem — um episódio simbólico que ganhou força especialmente durante o período das Cruzadas.
São Jorge nasceu por volta do ano 280, na região da Capadócia, em uma família cristã. Mais tarde, mudou-se para a Palestina e ingressou no exército do imperador Diocleciano. No ano 303, quando Diocleciano iniciou uma severa perseguição aos cristãos, Jorge tomou uma atitude corajosa: distribuiu seus bens aos pobres, rasgou publicamente o édito de perseguição e declarou sua fé em Cristo. Por esse testemunho, foi cruelmente torturado e decapitado.
Sua sepultura localiza-se em Lida — atualmente em território israelense — onde ainda se encontram ruínas de uma basílica construída em sua homenagem. Uma das primeiras fontes que mencionam São Jorge é a obra hagiográfica conhecida como Passio Georgii, classificada no Decreto Gelasiano de 496. A partir dessa narrativa, surgiram ao longo dos séculos muitas outras histórias sobre o santo guerreiro, que permanece como símbolo de coragem, fé e resistência.
*em apuração