Missa dos Santos Óleos será celebrada em Pachecos, São Gonçalo

Celebração presidida por Dom José Francisco acontece no dia 14 de abril, às 19h, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição

A Arquidiocese de Niterói anuncia que a Missa dos Santos Óleos deste ano será realizada na próxima segunda-feira, dia 14 de abril, às 19h, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Pachecos, São Gonçalo. A celebração será presidida por Dom José Francisco, Arcebispo Metropolitano de Niterói, e reunirá o clero e o povo de Deus em um momento de profunda comunhão e renovação espiritual.

Durante a Missa, os padres da Arquidiocese renovarão seus compromissos sacerdotais diante do Arcebispo, reforçando os laços que os unem ao ministério e à missão da Igreja. Também serão abençoados os três óleos utilizados nos sacramentos: o Óleo dos Enfermos, o Óleo dos Catecúmenos e o Óleo do Santo Crisma.

Embora, tradicionalmente, celebrada na manhã da Quinta-feira Santa, a Missa dos Santos Óleos em Niterói foi antecipada por razões pastorais. A distância geográfica entre algumas paróquias e a sede da Arquidiocese, aliada à intensa programação da Semana Santa nas comunidades, dificulta a presença dos sacerdotes em ambas as celebrações.

Na Celebração, serão abençoados:

  • Óleo dos Enfermos, que simboliza força e conforto para os que sofrem, sendo utilizado no Sacramento da Unção dos Enfermos.

  • Óleo dos Catecúmenos, que representa a preparação espiritual para o Batismo e será usado na unção daqueles que se preparam para ingressar na vida cristã.

  • Óleo do Santo Crisma, que expressa a plenitude do Espírito Santo e é utilizado no Batismo, Crisma e Ordenação Sacerdotal, simbolizando missão e maturidade na fé.

A Missa dos Santos Óleos é um dos momentos mais significativos da vida litúrgica da Igreja, reafirmando a unidade do clero com o bispo e a importância dos sacramentos na vida dos fiéis.

Foto: Thiago Maia – Arquivo

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share