No dia 28 de julho, a Casa de Formação Pe. Antônio Revers acolheu com alegria o retorno da formação dos diáconos permanentes da Arquidiocese de Niterói. O encontro foi conduzido pelo Pe. Wallace Dahan, que trouxe aos participantes uma reflexão rica e profunda baseada nos oito pequenos textos que exploram as várias dimensões do ato cristão de rezar. Esses textos, escritos por autores de renome internacional e editados pelo Dicastério para a Evangelização, foram o ponto de partida para as discussões do dia.
A reflexão principal do encontro centrou-se no primeiro livro da série, intitulado “Orar hoje. Um desafio a ser superado”, de autoria do cardeal Angelo Comastri, com prefácio do Papa Francisco. O livro destaca a necessidade da oração e oferece ensinamentos para um novo olhar, especialmente direcionado ao ministério do diaconato, mas também aplicável à vida de todos os cristãos. Exemplos de figuras que testemunharam a fecundidade da oração, como Santa Teresa de Lisieux, São Francisco de Assis e Madre Teresa de Calcutá, foram trazidos à tona para inspirar os presentes.
Pe. Wallace também destacou a importância das diretrizes para o diaconato permanente da Igreja no Brasil, abordando aspectos da formação, vida e ministério dos diáconos.
Durante o encontro, o diácono Murilo apresentou a comissão diaconal organizada de acordo com os vicariatos, sendo:
– Vicariato Niterói: Diác. Alexandre;
– Vicariato Oceânico: Diác. Nilson;
– Vicariato São Gonçalo: Diác. Alipio ou Diác. Eriberto;
– Vicariato Alcântara: Diác. Marcos Leal ou Diác. Manoel Marcos;
– Vicariato Rural: Diác. Alcelir;
– Vicariato Lagos: Diác. Arley.
O evento foi concluído com a celebração da Santa Missa, presidida pelo próprio Pe. Wallace, trazendo um momento de união e espiritualidade para todos os presentes.
Esse encontro marcou não apenas o retorno das atividades formativas, mas também um renovado compromisso com a oração e o serviço à comunidade, essenciais para o ministério dos diáconos permanentes e para a vida de toda a Igreja.
Por Diácono Mussolini